quinta-feira, 20 de dezembro de 2007


Entrevista com Edith Thompson Homem de Mello

POR: FABIO DA SILVA BARBOSA

LUIZ HENRIQUE PEIXOTO CALDAS

Comunidade: Como está atualmente o seu trabalho?


Edith: Depois da reforma nossa nova casa ficou ótima. Estamos atendendo a 65 meninos e meninas e acredito que até dezembro o número chegará a 80. Já nos programamos para atendê-los durante as férias. Aqui eles se alimentam, tomam banho, escovam os dentes e tem reforço escolar. Recebem tudo que uma criança precisa. Ah, o dentista volta e meia vem aqui fazer visitas.


Comunidade: E as famílias? Recebem algum tipo de ajuda?


Edith: Claro. Ajudamos em tudo que podemos. Já ajudamos até em enterro.


Comunidade: Como vocês trabalham com as doações?


Edith: Repassamos as doações as famílias mais necessitadas. Tem algumas pessoas, que chamo de bons amigos, fazendo doações fixas. Já recebemos até eletrodomésticos. Além deles ainda tem os que doam através do serviço de telemarket que organizamos, onde alguns voluntários ligam e pedem alguma contribuição para o nosso trabalho.


Comunidade: E a horta?


Edith: Pois é, resolvi mostrar as crianças como plantar. Elas mesmas cuidam da horta. No momento temos mostarda, alface, couve, tomate, banana, graviola e acerola.


Comunidade: E o que é mais difícil no trato com as crianças?


Edith: Manter o limite. Mesmo me respeitando elas sabem que aqui não vão apanhar. Então querem aproveitar para fazer de tudo. Aí às vezes complica. Mas eu sei como contornar isso e mostrar a elas a importância desse limite. Afinal é o início da cidadania.