sábado, 24 de janeiro de 2009

Comunidades no Orkut para debates e reflexões

.
Em defesa dos Sambaquis (509 membros)
Em Defesa dos Sambaquis de CamboinhasOs sambaquis (do tupi tamba'kï; literalmente "monte de conchas")de Camboinhas são considerados os mais antigos do litoral brasileiro.A luta de indígenas de várias etnias no local ocorre a alguns anos,Guajajaras do Maranhão,Pataxós da Bahia , Guaranis Mbyá de Paraty dentre outras etnias.O aldeamento Tekoa Itarypú atual ''Mboy ty'' é composto por indígenas Guarani Mbyá que vieram de Paraty . A luta no local ocorria a alguns anos com outras etnias indígenas no local ,pescadores,CCOB,ambientalistas,sitiantes da serra da tiririca,estudantes,moradores locais,CCRON dentre outros.A especulação imobiliaria deseja continuar as construções irregulares, degradando o ambiente e destruindo os sítios arqueológicos de 8 mil anos,mais antigos que as piramides do Egito.Sambaquis são extensos depósitos de areia, conchas, cascas de ostras, restos de artefatos e esqueletos que ali foram alojados.


Em defesa da Aldeia Imbuhy (179 membros)
A Aldeia Imbuy em Niterói no Rio de Janeiro é composta por caiçaras que estão no local a muitos anos, são anteriores a construção do Forte Imbuy e aos militares.A primeira bandeira da república foi bordada por uma antiga moradora. Querem despejar 32 famílias da Aldeia do Imbuhy.
Na praia do Imbuhy, o Exército instalou um hotel aonde era a escola da comunidade. De águas limpas, a praia é privativa. Só a freqüentam militares e convidados.
http://defesadaaldeiaimbuhy.blogspot.com/
Abaixo-assinado virtualParticipe!
http://www.petitiononline.com/Imbuhy/petition.html


Pavuna (8.458 membros)
O bairro da Pavuna é um dos locais mais antigos da cidade do Rio de Janeiro. Pode-se afirmar que já haviam habitantes antes mesmo da fundação da cidade. O cronista Jean de Léry registrou em um dos primeiros mapas da baía de Guanabara as aldeias dos índios tupis aliados dos calvinistas do senhor de Villegagnon. Dentre as numerosas "ocaras" alinhadas na sua margem direita, uma, pelo menos, que corresponderia à de "Upabuna", estaria localizada às margens do rio a que deu nome, o rio Pavuna.



Sitiantes da Serra da Tiririca (72 membros)
Esta comunidade é dedicada a todas e todos que apóiam a luta dos Sitiantes Tradicionais da Serra da Tiririca.Essa comunidade visa reunir todos os AMIGOS que lutam com os sitiantes, a fim de que eles permaneçam na Serra continuando a defender e colaborar com a preservação do meio ambiente da Tiririca.Em toda Serra nos deparamos com diversos tipos de sitiantes, tanto do lado de Niterói quanto do lado de Maricá podemos encontrar sitiantes com descendencia de quase um século de lutas naquele local.Por serem vítimas de uma série de injustiças, com muita dificuldade, uniram suas forças e criaram a ASSET- Associação de Sitiantes Tradicionais da Serra da Tiririca e Amigos, com a finalidade de formar mais um instrumento de apoio para enfrentamento dessa batalha.
Mostraram a todos que sabem viver em harmonia com a natureza e que por este motivo devem permanecer na Serra. Afinal basta qualquer leigo olhar para ver que as invasões só pararam pq esbarraram nas cercas dos sitiantes.
www.sitiantes.blig.ig.com.br



Reserva Darcy Ribeiro (62 membros)
Esta comunidade foi criada para todas as pessoas que se dedicam a preservar este remanescente de mata atlântica de grande beleza e importância para o Município de Niterói. Organizações Não Governamentais, Estudantes, Pesquisadores, Movimentos Ecológicos, Poder Público, todos que queiram contribuir serão bem-vindos!


CUFA-CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS (18.686 membros)
Jovens do movimento Hip Hop, Presidentes de Associações de Moradores, lideranças comunitárias, sambistas, artistas e trabalhadores em geral de diversas comunidades do Rio de Janeiro se organizaram em torno de uma idéia: transformar as favelas, ou melhor, os talentos e potenciais não valorizados, por conta do preconceito social, racial e de origem.
Surgiu então a CUFA (Central Única das Favelas) como resultado direto desta união e desta idéia; a CUFA atua em diferentes áreas, abrangendo diversas comunidades que se reúnem em torno de um "corpus" principal, que é a CUFA em si, unindo essas comunidades para o desenvolvimento conjunto de projetos dos mais diversos perfis no intuito de valorizar não só as comunidades, mas cada indivíduo que nelas esteja.
Cufa - Central Única das FavelasRua Carvalho de Souza 137, B1 sala 111 - Madureira - Rio de Janeiro
CEP: 21350-180
Telefone:55-21-3015-5927
55-21-3015-7113
seja bem vindo!!!




LITERATURA CLANDESTINA (931 membros)
A proposta da LC, idealizada pelo escritor Elenilson Nascimento, sempre foi educar através dos caminhos iluminados da arte, e como a educação é um projeto inexistente na pauta dos nossos “nobres” congressistas, quem sabe indo na LC eles aprendam alguma coisa. Quem quer, aprende. E muita gente quer... é assim que o povo saboreia os “biscoitos finos” que nossos escritores, jornalistas, professores e colunistas produzem, coisa que o poeta Oswald de Andrade sonhou um dia e que a LC faz agora. Esse espaço pretende funcionar como um fórum complementar, para que os leitores também possam comentar o dia-a-dia da nossa imprensa, tendo acesso a uma informação que a grande mídia continua monopolizando e se recusando a divulgar. Então, sejam bem-vindos! Literatura Clandestina Brasil.
Leia também a coluna de Elenilson Nascimento no O Rebate: http://orebate-elenilsonnascimento.blogspot.com/

Niterói tá desabando!!! (540 membros)
Niterói tá desabando!!!