quarta-feira, 28 de maio de 2008

COMUNIDADES EXPLORADAS PELOS HIPÓCRITAS.


TEXTO: FABIO DA SILVA BARBOSA
FOTOS: FABIO DA SILVA BARBOSA &LUIZ HENRIQUE PEIXOTO CALDAS

Quando éramos jovens acreditávamos que seria possível um mundo de igualdade e fraternidade, sem a terrível desigualdade e esgoismo que nos destrói pouco a pouco, como um câncer. Sempre tentaram nos convencer que isso era "só uma fase" e que "ninguém pode mudar o mundo". Por um tempo quase nos convenceram. Mas para quem tem o compromisso com a verdade não pode deixar de ver que tudo é exatamente como pensávamos.
Existe um sistema sim. Esse sistema é o que sustenta uma sociedade corrupta, sem nenhum respeito pelas diferenças, o que resulta na desigualdade. Quanto a ninguém poder mudar o mundo citarei apenas 5 nomes, por ser o número de dedos que temos nas mãos. Se quiséssemos, encheríamos sem nenhum sacrifício uma página. Então vamos a eles: Gandhi, Che, Malcon X, Martin Luther King e Zumbi. Satisfeitos? Se quiser tem mais. Muito mais.

PÁGINA DA COMUNIDADE LEVANTANDO OS PROBLEMAS DA MARTINS TORRES E MORROS VIZINHOS

E onde as comunidades carentes ou marginalizadas entram na história? Simples. Como vocês tem acompanhado em nossas matérias e reportagens elas tem sido vítimas desse sistema que as mantém onde estão. Em uma situação de miséria extrema. O básico é negado a elas. E isso tudo temos registrado em fotos, gravações de MP3 e vídeo.

NOSSOS VÍDEOS. AQUI QUE A COBRA FUMA.

Alguns Políticos já tentaram se aproximar, mas até agora não encontramos nenhum dos chamados "Bem Intencionados" . Estamos chegando a conclusão que esses são seres mágicos, como o Saci. Ouvimos falar deles, mas não vemos. Ainda não encontramos um que não recue quando a boa intenção vai de encontro a politicagem.

CANO DE ESGOTO QUEBRADO A MESES NO MORRO DO CAVALÃO. A FOTO FOI TIRADA EM 2007 E POR ELA SE PODE IMAGINAR QUE A MUITO TEMPO O PODER PÚBLICO NÃO PASSA POR ALI. LÁ O ESTADO É REPRESENTADO PELO DPO E O ASFALTAMENTO DA ESTRADA PRINCIPAL. O CAVALÃO NÃO SE RESUME NISSO.

Na maioria das comunidades carentes visitadas ouvimos sempre a mesma queixa: "Eles só aparecem em época de eleições"

Será que isso tudo é invenção?

Será que todos estão mentindo?

Um bom argumento que ouvimos certa vez, foi que eles não tem interesse de resolver o problema porque se não ficam sem ter o que prometer. Então vão dando uma guaribada aqui e ali, de forma que o problema não seja realmente solucionado. Como as cotas nas faculdades. Para que dar um ensino de qualidade se podemos favorecer a meia dúzia e agradar a toda uma comunidade. Isso gera voto. Os tempos mudaram. Esses pequenos agrados não podem mais ser vistos como soluções.

ESGOTO NA BELTRÃO PASSA PELAS PORTAS DAS CASAS E A CÉU ABERTO

A grande sacada é o seguinte. Quem precisa das escolas públicas são os mesmos que precisarão das faculdes públicas. Só que esses não terão acesso as faculdades porque o que é cobrado no vestibular não é o que eles aprenderam no 1° e 2° grau. Da um pulinho na UFF e olhe seu pátio. Só carro do ano. Está claro como água*. Isso é o que chamamos de manutenção da pobreza e exploração pelos hipócritas, que vão para a TV mostrar-se indignados contra a causa de suas ações.
Outra forma de exploração exercida por essa raça detestável (os hipócritas) foi já citada nesse mesmo texto, a exploração pelo voto. Não se venda por esmolas. Eles podem fazer muito mais. Eles precisam do seu voto. Se não estão trabalhando mande embora. Podemos despedi-los. Nós somos os patrões. Nós pagamos seus salários e os colocamos lá

*A expressão claro como água tem de ser usada com cuidado hoje em dia, já que com a poluição está cada vez mais difícil achar água clara.

PROTESTO NO BAIRRO DE FÁTIMA.

_Um filme que pode reforçar a idéia da exploração das comunidades carentes e principalmente a manutenção da pobreza é o curta documentário "Notícias de uma guerra particular". Destaque para a entrevista com Hélio Luz. Na época chefe da polícia civil no estado do Rio de Janeiro.