terça-feira, 21 de julho de 2009

PREFEITURA VAI IMPLANTAR PROJETO DE PISCICULTURA EM ITABORAÍ

Com objetivo de melhorar a qualidade sócio-econômica de famílias carentes das diversas comunidades das áreas rurais do município de Itaboraí, a Prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura convida os moradores do município para conhecer gratuitamente o projeto de Piscicultura Familiar com tanques-rede. A palestra será apresentada no Centro Comunitário de Sambaetiba, no próximo dia 23 de julho, às 16h.
A apresentação será realizado pela médica veterinária da Agricultura, Renata Brandão que explicou que os tanque-redes foram escolhidos por mostrarem um resultado expressivo em curto espaço da tempo e Itaboraí é um município com um elevado número de famílias carentes em sua área rural. O Projeto beneficiará famílias carentes com insumos para uma criação intensiva de tilápia, gerando todo um suporte para o início do cultivo até a sua primeira comercialização.
A estimativa da Prefeitura é implantar programas auto-sustentáveis em comunidades carentes da área rural de Itaboraí, onde as famílias envolvidas receberão todo o suporte para iniciar uma produção economicamente rentável, tendo uma melhoria na saúde com a alta qualidade do alimento peixe e acompanhamento clínico, nutricional e sanitário.
Os tanques-rede são estruturas retangulares que flutuam na água e confinam peixes em seu interior. Esse equipamento é constituído basicamente por flutuadores (galões, bombonas, bambu, isopor, canos de PVC, etc.) que sustentam submersos na água redes de náilon, plásticos perfurados, arames galvanizados revestidos com PVC ou ainda telas rígidas.
Após a palestra, os agricultores interessados no projeto serão cadastrados e vão passar por um processo de seleção para que possam desenvolver a atividade de maneira técnica. Ao serem escolhidos, os agricultores receberão curso de capacitação, aliado a assistência de técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, que vão garantir uma melhor orientação nutricional, sanitária e tratamento clínico com apoio da Secretaria de Saúde.

O Centro Comunitário de Sambaetiba fica na Rua do Comércio, s/nº.