quinta-feira, 26 de junho de 2008

Morada para todos

Texto por: Winter Bastos
Fotos: Retiradas do Centro de Mídia Independente

Há décadas a mídia burguesa (Rede Globo, SBT, Bandeirantes etc.) vem incentivando o êxodo rural através de noticiários enganadores que pintam grandes centros urbanos como "terra das oportunidades". Telenovelas passam a visão de que o meio urbano no Brasil constitui verdadeiro "paraíso tropical" (não tinha um folhetim televisivo global idiota com esse nome?). O objetivo dos veículos de comunicação reacionários é promover o esvaziamento da área rural para amenizar tensões sociais no campo – favorecendo o latifúndio – e, ao mesmo tempo, gerar um contingente de desempregados na cidade, o qual torna possível achatamento de salários: há tanta gente sem serviço nas metrópoles, que sempre se encontra quem aceite trabalhar quase de graça.

OCUPAÇÃO 16 DE ABRIL
OCUPAÇÃO OLGA BENÁRIO

Grandes grupos humanos, vítimas da exploração no campo, vêm para a cidade, sem nenhuma estrutura. Muitos acabam residindo nas ruas em condições sub-humanas sob viadutos e marquises. Outros são forçados a derrubar árvores e destruir vegetação de morros, causando danos ao meio ecológico e a si próprios; passam a morar em encostas com risco de deslizamentos e danos para a vida. 10 milhões de grupamentos familiares vivem em domicílios precários no Brasil. Oito milhões de famílias simplesmente não têm casa.

OCUPAÇÃO ALÍPIO DE FREITAS

Mesmo em situações completamente adversas, há sem-teto que conseguem se organizar e ocupar imóveis abandonados (sem função social). Em muitos desses espaços, antes ociosos, passam a funcionar centros comunitários, cursos de serigrafia, bibliotecas, hortas, oficinas de reciclagem... Nos últimos anos o estado do Rio de Janeiro conheceu várias importantes iniciativas populares desse tipo, tais como as Ocupações: Domingos Passos, Confederação dos Tamoios, Vila da Conquista, Olga Benário, Margarida Maria Alves, Centro de Cultura Social Lima Barreto, Alípio de Freitas, Flávio Bertoluzzi, Poeta Xynayba e outras.

OCUPAÇÃO CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIOS

Algumas dessas ocupações já foram desalojadas pela repressão capitalista através de decisões judiciais injustas, truculência policial e violências governamentais de todo tipo. Mas a luta continua.
OCUPAÇÃO CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIOS

Devemos ter em mente que só nossa ação direta, popular, solidária, sem intervenção de políticos ou patrões, pode efetivamente derrotar a especulação imobiliária e o capitalismo, garantindo moradia digna para todos, sem exceção.


OCUPAÇÃO LIMA BARRETO

Se morar é um direito, ocupar é um dever! Ocupar, resistir, lutar para garantir!

OCUPAÇÃO DOMINGOS PASSOS

OCUPAÇÃO DOMINGOS PASSOS

OCUPAÇÃO DOMINGOS PASSOS

OCUPAÇÃO DOMINGOS PASSOS

OCUPAÇÃO POETA XYNAYBA

OCUPAÇÃO POETA XYNAYBA

OCUPAÇÃO POETA XYNAYBA

OCUPAÇÃO QUILOMBO DAS GUERREIRAS

OCUPAÇÃO QUILOMBO DAS GUERREIRAS

OCUPAÇÃO VILA DA CONQUISTA

OCUPAÇÃO VILA DA CONQUISTA