sexta-feira, 31 de outubro de 2008

contatos - CCOB

Perseguidos por criminosos, a mando de poderosos, discriminados étnicamente, mas mesmo após terem sofrido um grave atentado e terem suas vidas ameaçadas. Uma aldeia Guarani, denominada "Aldeia de Sementes", resiste bravamente defendendo suas terras, defendendo seus antepassados que alí foram enterrados.
A Prefeitura de Niterói, junto com a maioria da Câmara de Vereadores, defende a construção no local de mais de duzentos prédios. Forma-se um forte lobye, do qual participam algumas entidades que em 2002 apoiaram a aprovação do Plano Urbanístico da Região Oceânica, que prevê a construção de prédios em área de preservação. A manutenção da aldeia no local impede a destruição da área de sambaquis, onde já existe um prédio construído, com a conivência da Prefeitura e da associação de morodores do local. que não se opôs a destruição de parte do sambaqui Camboinhas. A localização da aldeia, em terras cobiçadas pela especulação imobiliária, é sem dúvida alguma a motivação das ameaças e atentados que vem sofrendo nossos amigos Guarani.
Porém como afirmou o valente Cacique Darci Tupã, após o atentado: "Nós não sairemos daqui e vamos reconstruir nossa aldeia". Darci Tupã fez esta afirmação, enquanto as chamas ainda consumiam sua aldeia. Incêndio este criminoso e de autoria de milícias pagas pelo poder econômico, que até hoje não foram identificados pela polícia (e provávelmente nunca serão).
A aldeia resiste, e por sua resistência heróica, recebe um prêmio de repercussão internacional, mas infelizmente pouco divulgado em nosso país, visto que aqui manda o poder econômico, e quem são nossos índios contra este grande lobye?

A DIRETORIA DO CCOB