sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Niterói promove 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra POLIO

.
No próximo dia 22 de agosto, sábado, das 8 às 17 horas, Niterói promoverá a 2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Cerca de 900 profissionais que atuarão em aproximadamente 90 postos de vacinação (PV), distribuídos por todas as unidades básicas de saúde, policlínicas comunitárias e regionais, módulos do Programa Médico de Família, além de escolas, clubes, igrejas e creches do município.

Assim como na primeira etapa, a meta da Campanha é vacinar 95% da população que ainda não completou 5 anos, que em nosso município é composta por 27.895 habitantes, segundo o DATASUS (dados atualizados).
.
HISTÓRIA E O QUE É

A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por quadro de paralisia flácida, de início súbito que acomete em geral os membros inferiores. A transmissão ocorre principalmente por contato direto pessoa a pessoa, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal-oral ou oral-oral, esta última através de gotículas ao falar, tossir ou espirrar.

Em 1989 foi registrado em nosso país o último caso de poliomielite e em 1994 o Brasil obteve o certificado internacional de erradicação. No entanto, em alguns países a doença ainda é endêmica e por isso ainda há risco de reintrodução do vírus da pólio no Brasil.

Sendo assim, para manter nosso país livre da paralisia infantil, todas as crianças, desde os recém-nascidos até os que ainda não completaram 5 anos, mesmo com a vacinação em dia, devem comparecer a um dos Postos de Vacinação com seu cartão de vacinas para receber as gotinhas contra a poliomielite. As crianças que não puderam comparecer para a vacinação na primeira etapa, devem aproveitar mais essa chance e as que participaram da primeira etapa, devem receber mais uma dose.