terça-feira, 29 de abril de 2008

CONTATOS: WINTER BASTOS

Dessa vez esse amigo e incansável colaborador nos brinda com um texto seu. Autor de Malandragem Revolta e Anarquia, reafirma seu amor literário pelo mestre Antônio Fraga nesse texto introdutório para quem ainda não conhece esse ícone da literatura. Em tempo: Aguardamos vc na quarta durante o evento heim camarada. Forró e cultura no pátio da UNIPLI. (FSB&LHPC)


Winter Bastos
Segunda-feira, 28 de Abril de 2008 10:42:56
Para:fabio luiz henrique comunidadeeditoria@yahoo.com.br


Um autor ao desabrigo das normas
(por Winter Bastos)



Igual a Lima Barreto e a João Antônio, Antônio Fraga (1916-1993) se enquadraria na definição de escritor maldito, entendido como avesso aos cânones literários vigentes.

De vida atribulada, saiu de casa adolescente. Foi para o mangue, onde passou a vender siri. Em Minas Gerais, empurrou vagonetes de pedra; em Goiás, garimpou diamantes; No Estado do Rio, manejou enxada. Tornou-se lanterninha de cinema, auxiliar de cozinha, funcionário da LBA e da rádio Vera Cruz. Em 1945, publicou a novela Desabrigo, que critica a desigualdade social e a falta de perspectiva nos subúrbios.

Em sua escrita sente-se independência em relação a cânones estéticos estabelecidos. Há a criação do novo a partir de uma "indefinição" ou não enquadramento em formas de expressão específicas determinadas por autoridades acadêmicas. Daí ele incluir à novela Desabrigo ditos populares, neologismos e gírias. Trata-se de um saudável ato subversivo e problematizador da linguagem, levando-nos a questioná-la e ampliarmos horizontes de entendimento dos signos à nossa volta e do que eles representam.

Sugestão para leitura: Desabrigo e Outros Trecos de Antônio Fraga publicado pela Editora Relume Dumará no Rio de Janeiro em 1999.


CAMPANHA DO LIVRO


AMANHÃ A CAMPANHA DO LIVRO IRÁ TER OFICIALMENTE O APOIO DO MINISTÉRIO DO BAIÃO EM UM GRANDE EVENTO REGADO A FORRÓ E CULTURA. QUEM ESTIVER DE BOBEIRA PELO CENTRO DE NITERÓI É SÓ DAR UM PULINHO NO PÁTIO DA UNIVERSIDADE PLINIO LEITE DAS 18:00 AS 19:00. MAIORES INFORMAÇÕES PELOS TELEFONES DO CARTAZ.