Winter Bastos
Segunda-feira, 28 de Abril de 2008 10:42:56
Para:fabio luiz henrique comunidadeeditoria@yahoo.com.br
Segunda-feira, 28 de Abril de 2008 10:42:56
Para:fabio luiz henrique comunidadeeditoria@yahoo.com.br
Um autor ao desabrigo das normas
(por Winter Bastos)
Igual a Lima Barreto e a João Antônio, Antônio Fraga (1916-1993) se enquadraria na definição de escritor maldito, entendido como avesso aos cânones literários vigentes.
De vida atribulada, saiu de casa adolescente. Foi para o mangue, onde passou a vender siri. Em Minas Gerais, empurrou vagonetes de pedra; em Goiás, garimpou diamantes; No Estado do Rio, manejou enxada. Tornou-se lanterninha de cinema, auxiliar de cozinha, funcionário da LBA e da rádio Vera Cruz. Em 1945, publicou a novela Desabrigo, que critica a desigualdade social e a falta de perspectiva nos subúrbios.
Em sua escrita sente-se independência em relação a cânones estéticos estabelecidos. Há a criação do novo a partir de uma "indefinição" ou não enquadramento em formas de expressão específicas determinadas por autoridades acadêmicas. Daí ele incluir à novela Desabrigo ditos populares, neologismos e gírias. Trata-se de um saudável ato subversivo e problematizador da linguagem, levando-nos a questioná-la e ampliarmos horizontes de entendimento dos signos à nossa volta e do que eles representam.
Sugestão para leitura: Desabrigo e Outros Trecos de Antônio Fraga publicado pela Editora Relume Dumará no Rio de Janeiro em 1999.