quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Amigos e Colaboradores da Aldeia Tekoa Mboy-Ty,

De:
"Tekoa MBoy-Ty (Aldeia Guarani de Niterói)"

Estaremos aguardando a todos amanhã, a partir das 16h, para a Assembléia da Comissão Indígena de Niterói - CIN na Sede do Conselho Comunitário da Orla da Baía.

· LOCAL : SEDE CCOB – RUA GAL. ANDRADE NEVES, 186
(ATRAS DO PLAZA SHOPPING) – TEL. 2609-3395/8894-8867

A sua presença é muito importante!

Abraços Fraternos,

Os Colaboradores da Aldeia Tekoa Mboy-Ty/ Cacique Darci Tupã

Apoio mútuo: Solidariedade à Aldeia Imbuhy

Por: Winter Bastos

A Aldeia Imbuhy é uma comunidade de pescadores fundada no século XIX entre os bairros de Piratininga e Jurujuba, em Niterói (RJ). A permanência da comunidade no local tem relevância ecológica, social e histórica: Ecológica porque a comunidade vive em perfeito entrosamento com o ambiente natural há mais de um século, ao contrário do tipo de empreendimento que forasteiros querem impor na região; importância social porque lá residem famílias que se tornariam sem-teto se expulsas do lugar; relevância histórica pelo fato de a comunidade fazer parte da memória do município e de lá ter sido bordada a primeira bandeira nacional do país (por Dona Flora Simões de Carvalho).
No final do século XIX, o exército pediu permissão aos moradores para ocupar a Ponta do Imbuhy. Os pescadores, gentilmente, deram a permissão e hoje estão sendo ameaçados de expulsão por esse mesmo exército que quer ceder a área para uma empresa estrangeira construir um hotel de luxo.
Não podemos nos calar diante dessa atrocidade que – para gerar lucro astronômico a uns poucos – ameaça o meio ecológico e a vida de dezenas de trabalhadores.
Em Niterói circula um abaixo-assinado pela permanência dos moradores e no Orkut há uma comunidade “Em defesa da Aldeia Imbuhy”. É importante mantermos vivo o apoio mútuo, nos solidarizando e até estando presentes para ajudarmos os pescadores na resistência a uma eventual tentativa de expulsão.


Apoio:

* O Berro (fanzine) - o.berro@hotmail.com

* INVERSO&AOCONTRÁRIO (blog) – inversoeaocontrario.blogspot.com

* Comunidade Editoria (projeto jornalísticoantropologosocial) –comunidadeeditoria.blogspot.com

* Federação Anarquista do Rio de Janeiro (FARJ) - www.farj.org

* Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD.RJ) - mtdrio.wordpress.com