sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Rua da Lama – Tradição e Projetos futuros

Texto e fotos por: Fabio da Silva Barbosa e Luiz Henrique Peixoto Caldas
Colaboração: Luciana

UM LUGAR AGRADÁVEL PARA PASSAR O DIA

A Rua da Lama, no Centro de Niterói, Atrás do supermercado Carrefur é um ponto de encontro onde se reúnem todos que gostam de aproveitar um dia tranqüilo comendo um peixinho frito nos bares que se estendem pelo local. Ali também se encontra a Associação de Pescadores e Amigos da Praia Grande que tem como Presidente Robson Barbosa Pulsent, no cargo há quatro meses. Robson conta com a colaboração do pescador Betinho, a quem ele chama de seu braço direito. Juntos eles estão tentando organizar a pesca no lugar.
A associação existe há 30 anos, quando Valdenir Bragança cedeu esse espaço para os pescadores, que dês de então vem fazendo melhorias no lugar.


CAPELA EM REFORMA

A capela de São Pedro é motivo de orgulho e está sendo reformada. Ela existe há 29 anos e sua estrutura original não permite a colocação de bancos em seu interior, devido ao pouco espaço interno. “Vamos ampliar a capela para que as pessoas que seguem sua religião ao menos tenham como sentar para assistir a missa.”
Ao mesmo tempo em que a Associação está promovendo a reforma, ela vem tentando a liberação definitiva da área da capela para que seja reconhecida e possa virar uma igreja. Seria a primeira igreja de São Pedro em Niterói. Isso traria benefício não só para os religiosos do lugar, mas para todos os devotos de São Pedro da cidade.

MAIS UM DIA DE LABUTA

Outros projetos que a associação quer concluir é a construção de uma carreira (tipo da rampa que auxilia o pescador a tirar o barco da água para manutenção), um pequeno estaleiro, o recadastramento dos pescadores e uma melhor organização da rua para o visitante ser recebido devidamente, já que o lugar é muito freqüentado. A limpeza da orla já foi solicitada à prefeitura pelo Presidente, mas segundo ele, os funcionários responsáveis por esse tipo de atividade não aparecem com a freqüência necessária.

OBRAS SE FAZEM NECESSÁRIAS

Os peixes são vendidos no Mercado São Pedro a partir das 2 horas da manhã. As 6 horas encerram-se as vendas e os pescadores voltam para o mar, onde ficam por um período que pode chegar até 2 dias, dependendo da pesca.

Água fluvial empossa na areia proporcionando transtornos para quem freqüenta a praia.

No final da Rua da Lama fica a Praia Grande, usada por banhistas e pescadores. Quando descemos na a areia, nos deparamos com uma grande poça d’água, que segundo informou o presidente e pescadores que estavam próximos, vem de uma tubulação que teria sido construída pelo supermercado Carrefur. Na época foi alegado que seria despejo de águas fluviais, não oferecendo risco aos usuários da praia. Embora não tendo conhecimento do órgão que autorizou a obra, eles aceitaram a decisão confiando no que lhes foi informado.
O problema é que quando chove desce um excesso d’água com lixo que é arrastado pelo caminho e que acaba por empossar, tomando conta de uma parte considerável da areia. Essa poça demora a secar ocasionando um péssimo aspecto e mal cheiro. O próprio Robson já foi vitima do problema.
“Puxei meu barco para fazer manutenção na areia e acabei por machucar meu pé. Em um momento de distração deixei entrara em contato com essa água. Fui parar no Antonio Pedro. Tomei várias injeções e ainda estou com essas micoses em volta que ta difícil de ficar bom.”

Entrevista com Betinho


Comunidade: Há quanto tempo você pesca?

Betinho: Dês de criança.

Comunidade: O que mudou de lá para cá? Melhorou ou piorou?

Betinho: Se eu for falar vou colocar muita das nossas autoridades responsáveis pelo progresso da nação... Eu vou enterrar todos eles. Os responsáveis pela Baía de Guanabara estão pouco se importando com o que está acontecendo e se continuar dessa maneira, toda essa praça de mar que alimenta tanta gente vai acabar. A poluição só aumenta. Cadê a sardinha que se via aqui constantemente? Não tem mais. Onde estão os botos que passavam por aqui? Não tem mais. Não existe mais comida para eles. E se não tem comida para eles é porque a nossa também está para acabar. A lama está tomando conta de tudo. Onde era o banco de alimentos deles, agora é lama. Isso sem falar na pesca predatória que ninguém faz nada mesmo sendo proibida. Agora se o pescador artesanal entra em alguma área que eles consideram indevida, aí agente vai preso e tudo. Essas são as autoridades que nós temos no país. Infelizmente agente tem de falar.

Comunidade: E o projeto de despoluição da Baía?

Betinho: Isso eu escuto dês do tempo de Brizola. Sei que é um projeto a longo prazo, mas até agora o pescador não viu nenhuma mudança significativa.

Comunidade:O que você acha que seria necessário para mudar essa situação?

Betinho:O que o povo brasileiro precisa é de políticos que cumpram o que prometem. Mas só tem demagogo. Eles prometem aquilo que não vão fazer.