quinta-feira, 4 de setembro de 2008

PROTESTAR PROTESTAR PROTESTAR

No próximo domingo, ás dez horas faremos um ato, em frente ao Cine Icaraí. Estarão presentes os moradores da Aldeia Imbuy e os da Prainha da Ponta da Areia. Os moradores da Prainha (32 famílias), estão para perderem suas casas, residem em área da União. Esta área está para ser vendida ao Estaleiro Maclaren e entendem os políticos que é para o "bem público". Godofredo, Rodrigo e CIA, defendem o Estaleiro, afirmando que de posse da área o Estaleiro irá "gerar empregos". Os moradores estão a cerca de um ano sem saber se continuarão na área ou não, se receberão indenizações ou não, se serão deslocados para outro local ou não. Em resumo neenhuma satisfação recebem, nem do Governo do Estado, ou do Federal ou Municipal.
O caso da Aldeia Imbuy é ainda mais grave, visto que serão retirados sem nenhuma perspectiva de indenização, é somente o "despejo" e passar o trator sobre as casas. Fala-se que as terras do Forte irão passar para a Prefeitura, que mais tarde cederá ou venderá "barato" para a construção de um "resord", possivelmente de uma rede Francesa. Ou seja, em ambos os casos existem interesses de empresas que certamente participarão de financiamentos de campanhas milionárias.

OPINIÕES:

"Estaremos na praia, colocando o dedo na ferida do Lula e de seus partidos de sustentação, que todos eles vão para o inferno...." CARLOS VALDETARO / CCOB

"É IMPRESCINDÍVEL QUE TODOS PARTICIPEM. O POVO TEM DE DEIXAR DE SER OMISSO. COM CERTEZA O PROJETO COMUNIDADE EDITORIA VAI ESTAR PRESENTE NESTE ATO." FABIO DA SILVA BARBOSA /COMUNIDADE EDITORIA.

UM POUCO MAIS SOBRE O CASO:

Os moradores da Aldeia Imbuy são caiçaras e estão no local mais de um século.
A primeira bandeira da república foi bordada por uma antiga moradora da Aldeia e eles estão no local antes da construção do Forte Imbuy.
Sempre viveram da pesca artesanal.
Ao longo dos anos sempre foram oprimidos pelos militares, que impedem que recebam visitas em suas casas.
O atual processo, que acabam de perder, teve origem numa ação que eles mesmo provocaram, tentando garantir o seu direito de ir e vir, pois são impedidos pelos militares.
O Hotel que existe no local, fica onde era a escola da comunidade.
Incrível que pareça, isto aconteceu, os militares fecharam a escola pública, onde a garotada estudava, para fazer um hotel à beira mar.
Quando os militares viajam trazem suas famílias, uma beleza, enquanto isto as crianças tem que andar quilometros par chegar a escola mais próxima.
Está existindo um aparente entendimento entre a Prefeitura de Niterói e o Exército. O Godofredo quer que a área seja entregue ao município. Acho que no futuro será uma das áreas mais caras da cidade e todo o mercado imobiliário está de olho.
Acho muito difícil para o frágil PT, ou qualquer partido, conseguir resistir ao capital. A luta daquela comunidade é muito parecida com nossos Guarani, ou seja a presença deles garante a conservação do meio ambiente.
Já estivemos na Praia de Icaraí com eles, conseguimos centenas de assinaturas para sua permanência. Repetiremos no domingo, se puder esteja lá... Apesar de todos os problemas é alí que a maioria nasceu e a Aldeia é hoje uma grande família.
Acho que quem quizer ajudar, tem várias opções, em primeiro lugar que a decisão de retirá-los de suas casas é política. Se alguém for amigo do Lula, como por exemplo o Rodrigo (candidato a Prefeito de Niterói, PT), basta uma decisão do PT para que eles não sejam despejados.
Quem no entanto não for amigo do Lula, como nós, poderá estar com eles na Praia de Icaraí, cobrando do PT que se mobilize, visto que não podemos aceitar que essas pessoas sejam despejadas de suas casas.
Quem não puder ir na manifestação pode cobrar do Lula, do Rodrigo, do Godofredo etc....

CARLOS VALDETARO / CCOB