sexta-feira, 20 de março de 2009

Aula de música na Grota

.
Por: Fabio da Silva Barbosa (Passado um tempo da visita a escolinha de música na Grota com meu companheiro de aventuras, Luiz loza Henrique luffy Peixoto, voltei com outro jornal de Niterói fazendo nova matéria sobre o lugar. A que fiz com por último está a baixo. A anterior que havia feito com mr. Luiz é só catar que tá pelo blog)
.
Na Grota do Surucucu, em São Francisco, um espaço cultural mostra novas possibilidades para crianças e adolescentes. Márcio Selles, funcionário da Universidade Federal Fluminense, dá continuidade ao trabalho de sua mãe, Otavia Paes Selles, que fundou o centro a 20 anos.
Dona Otávia, como era conhecida, trabalhava como professora e morava no bairro de São Francisco. Sempre tinha contato com as crianças da comunidade no ir e vir da praia que fica no mesmo bairro. Ela se apresentou como voluntária para trabalhar no colégio público próximo a comunidade. “Mais tarde ela fez uma meia água onde começou a dar aulas. Tinha curso de corte e costura, reforço escolar e tudo o mais. Um dia ela pediu que eu ensinasse música.” Lembra Márcio.
.
Ele começou a ensinar no espaço a cerca de 14 anos. Com o falecimento de Dona Otávia o espaço se dedicou mais as aulas de música, que já deram origem a Orquestra de Cordas da Grota e ao grupo Negros e vozes. O pré vestibular acabou por falta de recursos financeiros, mas ainda persistem as aulas de ballet, de pintura, inglês e desenho. Esse ano começaram as aulas de informática e Márcio pretende até o final do ano montar um estúdio onde os alunos possam gravar suas músicas Hoje os ex-alunos ensinam os recém chegados e ainda contam com mão de obra voluntária. Muitos recebem ajuda de custo.
.
Marcos José Vieira, 16 anos, é morador da Grota e assistiu na televisão uma reportagem sobre a escola e pediu para a mãe inscreve-lo na escola de música que havia no lugar. Comessou tocando flauta e hoje em dia é munitor.
.
Hoje, a Orquestra de Cordas da Grota irá tocar no teatro da UFF às 19:00. Nos dias 6, 7 e 8 acontecerá um Workshop com três jovens Noruegueses no próprio Centro de Cultura. No dia 15 a Orquestra irá tocar na igreja da Praia do Flamengo.
O Centro de Cultura fica na Rua Otto Bastos número 23.
Para conhecer melhor o projeto o site é http://www.espacoculturaldagrota.org.br/.
O telefone para contato é 2610-9972.