terça-feira, 16 de junho de 2009

Um pouco Sobre a Ocupação Manuel Congo :

Aline Naue

Num domingo desses, tive a oportunidade de conhecê-los. Trata-se de um agrupamento de 40 famílias que ocupou (obviamente em protesto pelo direito à moradia) um prédio que antigo do Rio de Janeiro. Mas o local agora se tornou deles de fato legalmente.
Tudo começou há uns dois anos apenas e, desde então, eles vêm conseguindo se organizar internamente de uma forma auto-gestionária bem interessante. Sempre houve assembléias uma vez por semana onde são resolvidos quaisquer desentendimentos ou pendências financeiras, ou trocas de idéias, etc.
Os afazeres são todos divididos e, perguntando a eles, nenhum me disse haver alguma sobrecarga para alguma pessoa e vantagens para outra. É incrível ver como eles conseguem se organizar e se entender naturalmente mesmo havendo gente de tantos estados diferentes e até de outros países (do México, do Haiti) com outras ideologias, de vários partidos e movimentos.
Percebe-se um único espírito neles, um só propósito, apesar das diferenças, um clima de solidariedade iminente pairando no ar... um tanto raro em outros lugares.
Mesmo em meio a alguns insucessos e desventuras, que dão uma desesperança bem realista a alguns, há a predominância de um “querer” melhorar o ambiente ali, mesmo tão ainda carente de infra-estruturas, instalações gerais.
Notei que falavam praticamente só de seus sucessos passados e do que está por vir... Algo dito por exemplo, foi o impacto que conseguiram causar com um ato em Novembro passado, contra mais uma revitalização que, simplesmente “varreu” os que habitavam na região. Muitos dos “varridos”, cerca de 30% aproximadamente, nem eram indenizados e, o mais chocante é que essas obras sejam feitas sempre com decisões de cima para baixo, isto é, só pelas autoridades, e o povo... que CÁLICE como sempre !!!