sexta-feira, 23 de maio de 2008

Uma birosca respeitável

Por: Winter Bastos

"Cobrinha entrou no buteco e botando dois tistas no balcão pediu pro coisa
– Dois de gozo
Coisada atendeu à la minuta Largou no copo talagada e pico de água-que-passarinho não topa e sem tirar a botuca da cara do cobrinha empurrou o getulinho
– Tou promovendo a bicada"
Antônio Fraga – "Desabrigo"

No livro "Abraçado ao meu rancor" (São Paulo: Ed. Cossac & Naify, 2001), o escritor João Antônio demonstra uma bronca danada do que hoje chamamos choperias, todas ascéticas, frias, brancas, fluorescentes, sem personalidade. Ele estava certo; dá lá para se ficar à vontade num bar que parece farmácia?

Modernamente iniciaram outro logro para otários: os pseudobotequins. O sujeito inaugura um estabelecimento gigante num ponto caro à beça e coloca o nome de "botequim honesto", "boteco", "butiquim"... Nesses bares pululam trouxas que acabam enfileirados à frente de algum telão ou TV de plasma. Passam a noite consumindo chope aguado, burrice televisiva e petiscos que custam os dois olhos da cara – fora o outro. Eu ir num lugar desses? Nem no dia de "São Nunca".

Agora, caso queiras conhecer botequim de verdade, te apresento um. Colado ao pé do Morro da Cutia em frente a uma pracinha a gente o encontra aconchegante e acolhedor: Bar da Tia Deise.(Av. Ari Parreiras, 192, Icaraí, Niterói – RJ tel. (21)27226971, 27227104). Lá se bebe cerveja de garrafa – nada parecida com a água amarelada que vendem em tulipas por aí. Ao lado direito de quem entra há uma maquininha de música. Coloca algum trocado e escolhe o estilo que quiseres; tem forró, industrial, samba, romântico, roquenrol, brega, metal, sertanejo, rap, progressivo, o diabo a quatro! Depois pergunta o que é que há para beliscar. Vão te servir bem e cobrar um preço justo. Pede pimenta, põe no copo de mocotó (hummm!). Quando acendes um crivo, "dona Deise, cinzeirinho por favor", pronto: és atendido com sorriso. Simpatia é quase amor.

Um cara vai até a máquina, escolhe o hino do Flamengo; vascaínos acham graça: clima sempre amigável, sem bate-fundo. Chega alguém e te cumprimenta com tapinha nas costas, é teu conhecido que há muito não vês. Uma moça bonita anda pela calçada. Tu te lembras dum trecho de "Abraçado ao meu rancor":

"Controla, disfarça mal uma sapequice, quando passa por mim, que nos sorrimos de olhos, quase um conluio maroto, encabulado e duvidoso no começo, quando ela me pilhou olhando a mancha de suor nas suas axilas."(páginas 196-197)

A noite é bela. Não parece Icaraí. Alguém conta uma piada. Jogo de porrinha. Chega mais gente.

– Outro copo por gentileza.





COMUNIDADE NO ORKUT:

BAR DA TIA DEISE
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37419247

descrição:
SE VOCÊ QUER CURTIR UMA CERVEJA BEM GELADA COM OS AMIGOS OU SOZINHO EM UM AMBIENTE FAMILIAR, O LUGAR É ESSE: Rua Ary Parreiras, 192, em frente a pracinha, ICARAÍ, NITERÓI.VOCÊ IRÁ SE DELICIAR COM OS CALDOS E TIRA GOSTOS, ALÉM DE UM X TUDO DOS DEUSES PARA OS QUE QUEREM FAZER UM LANCHE REFORÇADO.O ESTABELECIMENTO AINDA CONTA COM UMA MÁQUININHA DE MÚSICA COM ACERVO PARA AGRADAR A TODOS.E SE VOCÊ QUER UM ALMOÇO GOSTOSO SEM SAIR DE CASA É SÓ LIGAR: 27226971 OU27227104
idioma:
Português
categoria:
Culinária, Bebidas e Vinhos
dono:
nenhum (tornar-se moderador)
tipo:
pública
privacidade do conteúdo:
aberta para não-membros
fórum:
não-anônimo
local:
NITERÓI, RJ, Brasil
criado em:
10 de agosto de 2007 00:19
membros:
7

CONTATOS: Evandro Santos Pinheiro

acesse meu blog e de sua opinião sobre a descriminalização do aborto no brasil.

é so clicar no link abaixo:
http://evandrocomunidade.zip.net/
sua opinião é muito inportante para nos!!!
deixe seu comentario!!!
connheci vcs no cmi...