segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Contribuição do camarada Winter

Recebemos um e-mail de nosso camarada Winter Bastos, solidário a famílias que querem fazer parte de uma comunidade, ter onde morar e trilhar um caminho rumo a seus direitos mais básicos. Achamos bem apropriado fechar nosso primeiro ano de trabalho com essa mensagem, torcendo que as pessoas pensem menos em si e comecem um novo ano dispostos a construir um mundo mais justo, onde as oportunidades sejam realmente iguais para todos.

OCUPAÇÃO 18 DE NOVEMBRO (RJ)‏

De:
Winter Bastos (winterbastos@ig.com.br)
Enviada:
segunda-feira, 31 de dezembro de 2007 12:15:21
Para:
comunidadeeditoria@yahoo.com.br

Em meio ao rito de passagem do reveillon e do "ano novo", diversas famílias continuam ocupando ordeiramente um conjunto de casas na Rua Araújo Lima, no bairro de Vila Isabel nº 183(referências, perto do supermercado Boulevard e da rua teodoro da silva). A ocupação está necessitando acima de tudo de solidariedade de todos e todas os que acreditam na função justa e social da reapropriação dos espaços urbanos abandonados, mas também produtos de limpeza, alimentação e água potável são bem vindos. Segue o texto do Panfleto Distribuído aos vizinhos da ocupação

Ter um teto é o direito básico do ser humano! O sexto artigo da constituição federal, instância máxima da lei é claro: todo cidadão tem direito a uma moradia! Mas na prática isto não acontece! Imóveis abandonados, servem a empresários gananciosos e especuladores acumularem pequenas fortunas, enquanto o povo pobre é esmagado ou com o aluguel ou obrigado a viver em locais impróprios para moradia!
Quem nós somos?
Somos camelôs, donas de casa, desempregados, enfim trabalhadores e trabalhadoras sem-teto que não desejam nada mais do que dar uma FUNÇÃO SOCIAL a este imóvel abandonado. Dar função social, significa conservá-lo, repará-lo, limpá-lo e deixá-lo próprio para a moradia de nós e nossos filhos! Não queremos especular, vender ou alugar nada, nossa luta é por ter uma moradia digna e decente!
O que queremos?
O governo trata o problema da moradia como se fosse um crime. Primeiro que nós não invadimos nada, são eles que invadem nossas vidas com o desemprego, com a falta de segurança, com a miséria e com a política corrupta que financia as desigualdades sociais! Ocupamos sim! Mas para garantir um direito que a lei em tese permite, mas os governos com seus conchavos e suas maracutaias apenas privilegiam quem tem o poder financeiro!!! Queremos um lugar sadio, limpo e pacífico para nós e nossos filhos viverem; não queremos ser amontoados como animais em moradias precárias! A nossa mensagem é por fazer valer a vida humana, que deve ser muito mais valorizada do que o dinheiro e a especulação imobiliária! Por isso contamos com a sua ajuda para que a humanidade e a justiça triunfem sobre a ganância e o poder!!!