terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Amigos da Martins Torres - Alameda Tropical, antigo Morro da Paulada

Morro da Paulada muda de nome, mas os problemas continuam.
TEXTO E FOTOS POR: FABIO DA SILVA BARBOSA
LUIZ HENRIQUE PEIXOTO CALDAS

O Morro da Paulada que também está agregado a AMAMTA, registrou esse ano seu novo nome, Alameda Tropical. A mudança tem como intenção valorizar o lugar já que o antigo nome estava relacionado a brigas que ocorriam no lugar, como nos foi exposto pelo morador Átila Ramos.









Escadas em situação precária, zéquinha e seu Neném conversam sobre as histórias do lugar e soluções para problemas, Josi conserta a escada principal com ajuda de moradores.

Josi e Seu Neném são reconhecidos como os mais ativos quando o assunto é melhoria no lugar. Ajudaram a construir a escada de acesso feita pelo Coronel Loureiro, político que residiu na Martins Torres até seus últimos dias de vida. As escadas que levam a pontos mais altos estão em situação precária e já levaram pessoas a acidentes fatais.
Um exemplo de solidariedade é dado pelo prédio vizinho, localizado na rua Martins Torres 307. Além de doar sua caixa de esgoto ele doou parte de seu terreno para a construção de um campo e uma pracinha. Embora já tenham recebido visita de engenheiros e integrantes do corpo de bombeiros ainda não se tomou nenhuma iniciativa e o terreno está sofrendo com acúmulo de lixo e correndo risco de deslizamento. Quanto a isso Josi tem sua opinião: “Eles dizem que está na época das vacas magras. Ganhamos o terreno e não estamos podendo utilizar. A prefeitura podia aproveitar, dando uma área de laser as crianças daqui, que não tem nenhuma.”
Seu Neném, com 58 anos, também se expressou sobre os problemas que sofre. “Falta corrimão na escada para o pessoal de idade. É difícil trazer material de construção até aqui. Não temos acesso para carro, muito menos projeto social. Estão todos contando com a construção da pracinha e do campinho. O muro do prédio está correndo risco de cair. E teve também as casas que desabaram. O ex-presidente da associação Marinho tentou conseguir verba para ajudar, mas parece que não conseguiu.”


O lugar que foi cedido pelo prédio para se fazer a pracinha está abandonado

e o muro correndo risco de cair,os moradores aguardam por ajuda da

prefeitura para realizar a obra