terça-feira, 22 de abril de 2008

CONTATOS: WINTER BASTOS

Mr. Bastos continua sua incansável pesquisa pela internet e encontrou mais uma importante matéria no CENTRO DE MÍDIA INDEPENDENTE. Dessa vez o foco está na comunidade indígena.
Assassinadas duas locutoras de uma emissora comunitária indígena em Oaxaca (México).

(Por: Intercambio Nacional por la liberdad de expression em 10/04/2008 às 22h40min)

As locutoras da emissora comunitária "La Voz que Rompe el Silencio" (A voz que rompe o Silêncio) no povoado de San Juan Copala, Felicitas Martínez Sánchez, de 21 anos, e Teresa Bautista Merino, de 24 anos de idade, morreram ao receber tiros de balas quando viajavam pela estrada que conduz à parada Joya Del Mamey a Putla de Guerreiro no estado de Oaxaca. Mais quatros pessoas ficaram feridas, entre elas duas crianças.
De acordo com a informação difundida pelo Centro de Apoio Comunitário Trabalhando Unidos A.C (CACTUS), uma organização civil que desenvolve trabalho comunitário na zona, a emboscada ocorreu entre as 1:00 e as 2:00 pm (hora local) do dia 7 de Abril de 2008. A polícia encontrou ao menos umas vinte cápsulas de bala de calibre AK-47, segundo tem reportado alguns meios de comunicação.
A Voz que Rompe o Silêncio transmite desde Janeiro de 2007. Esse projeto comunicativo está integrado na sua maioria por jovens e adolescentes do povo Trique, um grupo indígena da região. É importante mencionar que esta emissora iniciou transmissões com motivo do primeiro aniversário do município autônomo de Copala. Omar Esparza, coordenador da área de direitos humanos do CACTUS, assinalou que "o grupo havia saído para fazer uma reportagem, gravar as pessoas.. Eram comunicadores indígenas que cumpriam um cargo encomendado pelas autoridades comunitárias". Esparza concluiu expressando que "é uma pena que ninguém tenha atendido as denúncias que vínhamos fazendo sobre a situação crítica que vive a região desde uns cinco meses".
Os fatos se somam ao contexto de insegurança e confrontação política que tem caracterizado essa região, logo após que em janeiro de 2007 as autoridades comunitárias e organizações do povo Trique, declararam a criação do município autônomo de San Juan Copala, a 350 km da capital do estado. Esse episódio lamentável se soma à grande lista de ataques perpetados contra os/as comunicadores/as em Oaxaca, como resultado das condições de insegurança a qual essas pessoas se vêem obrigadas a exercer a liberdade de expressão e de imprensa. Essa situação se agrava mais ainda quando se trata das rádios comunitárias. Como exemplo, os casos de agressão aos membros da Rádio Nanda e Rádio Calenda, também com sede no estado de Oaxaca, ainda permanecem impunes.
Links: Mais informações sobre o caso: www.oaxacalibre.org
Escreva uma apelação para: Carlos Abascal Carranza Secretario de Governo cabascal@segob.gob.mx
Pedro Cerisola y Weber Secretario de Comunicaciones y Transportes Correo electrónico: ucg_srio@sct.gob.mx Fax: +55 19 06 92
Lic. Enrique Adolfo Aranda Subsecretario de Normatividad de Medios Secretaría de Gobernación Tel: +55 55 35 69 15 Correo electrónico: earanda@segob.gob.mx
Actuaria Eugenia del Carmen Diez Hidalgo Jefa de la Unidad de Promoción y Defensa de los Derechos Humanos de la Secretaría de Gobernación Fax: +51280223 ediez@segog.gob.mx Daniel Francisco Cabeza de Vaca Procurador General de la República Tel: +56 55 25 95, Ext. 202 / 56 55 25 95, Ext. 210 http://www.pgr.gob.mx/index.asp
Mario Álvarez Ledesma Subprocurador de Derechos Humanos Fax: +53464382 Correo electrónico: malvarez@pgr.gob.mx
Traduzidos do: ARTICLE 19 y CENCOS
Tradução: Alexzapa

(retirado de: www.midiaindependente.org)