domingo, 18 de maio de 2008

UM NOVO ANTIGO MILITANTE

QUEREMOS DAR AS BOAS VINDAS A ALEXANDRE MENDES, QUE AGORA INTEGRA NOSSO QUADRO DE INCONFORMADOS LUTANDO POR UM MUNDO MELHOR. ALEXANDRE FOI PEÇA FUNDAMENTAL NO MOVIMENTO PUNK ANARQUISTA DE NITERÓI NOS ANOS 90. NESSA ÉPOCA, EM QUE ELE JÁ ATUAVA NA LUTA SOCIAL ATIVAMENTE, ERA CONHECIDO PELO CODINOME LIXO, SINAL DA ADERÊNCIA TOTAL A CONTRA CULTURA. HOJE ELE AINDA SE REBELA CONTRA AS INJUSTIÇAS DO MUNDO, MOSTRANDO QUE A REBELDIA NÃO É UMA FASE PASSAGEIRA. AFINAL, COMO JÁ DIZIA O LOBOTOMIA "SÓ OS MORTOS NÃO RECLAMAM"
SALVE ALEXANDRE,
NOSSO NOVO ANTIGO MILITANTE
E AGORA TAMBÉM HISTORIADOR.
(FSB&LHPC)

DESMASCARANDO

Por: Alexandre Mendes

Vivemos atualmente EM uma sociedade na qual o medo e a incerteza são dois sentimentos cotidianos.Aquele que tem seu trabalho,normalmente aceita todas as imposições do empregador.As frases de efeito para essas situações são comuns:"Segura seu emprego que está difícil lá fora!" ou "Tem até gente formada fazendo concurso para gari" e etc.O grande causador deste mal estar psicológico usa a máscara da mídia alienadora e conformista.
O controle da opinião pública com o objetivo de impôr as regras ao povo é uma prática desde as primeiras civilizações.Na Grécia(séc.VI),os professores da arte retórica ou sofistas,inicialmente induziam o povo ao voto com seus discursos.Era a aristocracia grega e consequentemente viviam no ócio,diferente do povo,que por exercer o fardo pesado do trabalho,não tinham tempo para organizar seu raciocínio mediante os discursos bombásticos da elite.
Já na Revolução Francesa (1789), a burguesia revoltada pelo custo dos impostos vai articular a queda da monarquia,baseando-se no Iluminismo,idéia precursora do Liberalismo capitalista.Logo tratam de usar o povo,dizendo-se iguais,até que quando conseguem tomar o poder demonstram sua verdadeira idéia em relação ao povo: O estabelecimento de uma igualdade jurídica, mas não social. Dois acontecimentos históricos, em tempos absolutamente diferentes, que podemos observar em seus distintos momentos apenas um aspecto em comum: A dominação do povo através da propaganda de uma idéia que antes de ser aprovada pela maioria,parece perfeita.
Esse poder de controle se desenvolveu e atualmente no sistema capitalista é utilizado pelos grandes empresários e políticos (latifundiários e corruptos) que se interligam formando um conluio explorador da classe trabalhadora.Porém o trabalhador não percebe que está sendo explorado cada vez mais: A Imprensa,com suas matérias sensacionalistas e dinâmicas,impedem o trabalhador de raciocinar sobre si próprio. A Imprensa apoia a elite. A Imprensa é da elite.Portanto,se faz necessário o desenvolvimento de uma Imprensa desligada do aparelho Estatal e da classe empresarial.
Não deixemos que os mártires da luta contra a ditadura (Um dos objetivos foi a liberdade de Imprensa) tenham morrido em vão. A Imprensa deve ser livre para conscientizar o povo de sua situação