quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Comunidade Indígena em contato

De:
Este remetente é verificado pelo DomainKeys
"Tekoa MBoy-Ty (Aldeia Guarani de Niterói)" Adicionar remetente à lista de contatos
Para:
comunidadeeditoria@yahoo.com.br

Amigos e Colaboradores da Aldeia Tekoa Mboy-Ty,

Na última semana, entre os dias 17/11 e 21/11, aconteceu um grande Encontro de Caciques da etnia Guarani de todas as partes do Brasil e das Américas. O Encontro aconteceu em Curitiba, onde se reuniram 400 Caciques Guarani para discutirem sobre os problemas de suas aldeias, as demarcações de suas terras e temas afins. O Cacique Darci Tupã, da Aldeia Tekoa Mboy-ty de Niterói, marcou sua presença no Encontro através de seus belos depoimentos.
Segue abaixo, o relato de um amigo que teve a oportunidade de presenciar este lindo Encontro de lideranças Guarani. Vide no final, um trecho do depoimento do nosso amigo Darci Tupã.

Abraços Fraternos,

Os Colaboradores da Aldeia Tekoa Mboy-Ty



----- Original Message -----

From: roberto.rathunde@copel.com

Sent: Thursday, November 20, 2008 11:30 AM

Subject: Encontro de Lideranças Guarani

Javyju amigos:
Ontem no final da tarde-noite estivemos - eu, Guilherme e Renata (amiga do Gui) - na aldeia Araçaí, onde tivemos a oportunidade de participar um pouquinho do grande encontro de lideranças guarani das américas. Estima-se que estejam por lá cerca de 200 pessoas, a grande maioria caciques e pagés. O encontro é uma iniciativa dos próprios indígenas - um congresso de lideranças que se formou para tratar, prioritariamente, da questão da terra. Têm o apoio de instituições, ONG´s e particulares. A FUNAI marca uma importante presença e pudemos sentir uma postura muito profissional, positiva e sensível às reivindicações dos parentes. Enfim, o que vimos lá foi, acima de tudo, uma grande articulação guarani em prol dos interesses de seu povo. Presente nas falas o sentimento de que eles próprios precisam assumir posições de liderança e tomar iniciativas na direção da solução dos principais problemas dos povos indígenas - principalmente a reconquista das terras. Em paz, mas com determinação e energia! Saimos de lá ontem com a sensação de que algo de muito importante está acontecendo. Sentimos a presença da dignidade, da força um povo, ao par da amorosidade, do acolhimento, da forte e sempre presente espiritualidade. Que Nhanderu abençoe a todos nós e aos parentes neste momento histórico e nos que estão por vir! Abraços e beijos, Roberto "Falam em saúde, em educação, mas sem a terra, não tem saúde, não tem educação." (lider guarani - litoral paulista) "Dois erros que o homem branco cometeu: o primeiro foi matar índios; o segundo foi não matar todos." (lider guarani - litoral paulista) "Dois erros que o homem branco cometeu: o primeiro foi arrancar o tronco; o segundo foi não arrancar as raízes." (lider guarani da aldeia de Camboinhas, Niteroi/RJ)