terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

reuniões das associações de moradores de niterói


por: fabio da silva barbosa e luiz henrique peixoto caldas


Assim que entramos no grande salão tivemos a grata surpresa, de ali encontrarmos, vários presidentes de Associações de Moradores com quem já havíamos tido contato anteriormente. Maurinho (Presidente da Grota), Valadares (Presidente reeleito na Martins Torres), Carlos Momoco (Ex-presidente da Beltrão) e Rogerinho (morador e forte liderança dentro do Morro Boa Vista). Foi uma reunião amistosa com um farto lanche no final.
O encontro vem acontecendo desde fevereiro de 2008, reunindo inicialmente de 15 a 20 associações de moradores. Em maio já reunia 40 associações. Hoje o número ainda não para de crescer. Antonio Luzia Jacobe, fundador do movimento comunitário de Niterói e presidente da Federação das Associações de Moradores de Niterói (FAMNIT) por dois mandatos, está de frente nessa empreitada que visa trazer maior união entre as comunidades carentes da cidade e maior contado com a prefeitura. Ele conta que no início havia vários grupos que sentavam para discutir, mas que hoje a aliança já foi tão fortalecida que aconteceu a fusão em único grupo. “Mas dentro desse grupo existem vários. Existe o grupo de mulheres, a juventude socialista, o núcleo de articulação comunitária que é filiado ao PDT, partido do atual prefeito da cidade, que vem oferecendo sua sede como ponto de encontro para as reuniões, além de um grupo de idosos, que no momento se encontra um pouco desarticulado, mas já estamos tratando de reorganizá-lo.” Explica Antonio.
Quando perguntado sobre as expectativas sobre o novo governo de Niterói, <-Antonio Luzia se mostrou esperançoso e disse que agora o prefeito está vindo com maior experiência, o que de acordo com seu ponto de vista será positivo para as comunidades. Ele ainda lembrou de que anteriormente já havia trabalhado com Jorge Roberto Silveira, quando foi escolhido por eleições diretas para assumir o cargo de Coordenador de Assuntos Comunitários. “Foi à primeira eleição direta comunitária e fui eleito por 54 associações comunitárias.” Ao ser perguntado se a reunião sendo feita na sede de um partido atrapalharia a algumas associações de participar, já que existem líderes de outros partidos e ainda aqueles que são apartidários ele respondeu prontamente que não. “Tem pessoas aqui de outros partidos. O objetivo é comunitário. O Prefeito estar abrindo espaço para a gente é um fato positivo. As associações precisam desse canal aberto, independente da opção política. O que é comunitário não pode ter partido. Eles têm o direito de fazer suas reivindicações ao Prefeito.” Antonio Luzia Jacobe acredita que a confiança adquirida durante seus anos a frente dos movimentos sociais facilitou na organização dessa nova frente comunitária que está se formando e agregando cada vez mais adeptos. “Devido ao trabalho que fiz, as pessoas acreditam muito em mim. Minha estrada não começou hoje.” Os encontros vêm acontecendo quinzenalmente, as quintas feiras das 19 às 21 horas na sede do PDT, ao lado do Jardim São João. Maiores informações no próprio local.