quarta-feira, 1 de julho de 2009

ITABORAÍ INAUGURA CENTRO DE ATENDIMENTO A MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA

Será inaugurado no próximo dia 17 de julho, às 9:30h, o primeiro Centro de Referência de Atendimento a Mulher em Situação de Violência do município, no bairro Venda das Pedras.
O espaço tem como objetivo a manutenção de um canal permanente de atendimento às mulheres vítimas em situação de violência doméstica e intra-familiar. Uma casa, localizada na Avenida 22 de maio, 7942, foi montada para atender as mulheres com ações de assistência jurídica gratuita e representação judicial e extraconjugal. Além de assistência social no tratamento às vítimas de violência e suporte terapêutico, com objetivo de auxiliar as mulheres no rompimento do ciclo de violência e resgate da auto-estima. Toda a equipe técnica que vai trabalhar no Centro de Referência passou por treinamentos para prestarem os serviços.
FOTO: SANDRO GIRON
O Centro de Referência de Atendimento a Mulher em Situação de Violência é um local de apoio para atender mulheres vítimas de violência que ocorrem no próprio lar. Segundo a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Itaboraí atende em média 30 mulheres por mês em busca do socorro. No Centro elas vão encontrar aconselhamentos, carinho e busca por justiça, fazendo com que se sintam protegidas e orientadas, visando a busca da sua dignidade social.
“O Serviço desenvolvido pelo Centro fortalece a mulher dentro de uma possibilidade como cidadã, para que ela não se sinta dependente de outros auxílios e somente de seu trabalho, para não ter medo nem vergonha de fazer a denúncia”, disse a Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Itaboraí, Jussara Florinda dos Santos. Ela destacou ainda que a violência contra as mulheres é uma influência de relações de poder historicamente desiguais entre os homens e mulheres, que conduziram à dominação e à discriminação contra as mulheres pelos homens e impedem o pleno avanço das mulheres.