sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

A COMUNIDADE VEGETARIANA MANDA SEU RECADO:

O Núcleo de Alimentação e Saúde Germinal convida todos os amigos e futuros amigos para mais uma atividade no Espaço Ay Carmela, no dia 23 de dezembro, domingo.

Trata-se do VIII Almoço Vegetariano Dançante, no qual pretendemos desta vez, prestar uma homenagem ao pensador austríaco Ivan Ilich.

Com um pensamento político aguçado, Ilich discutiu como inúmeras formas de exclusão social, vários instrumentos de dominação e alienação política encontram-se praticamente intocáveis dentro da sociedade por desfrutarem de uma falsa idoneidade. Dentre eles e principalmente a escola e a alta tecnologia.

Dentre as suas principais obras encontram-se: A Sociedade desescolarizada, Ferramentas para a convivialidade e Energia e equidade.

O cardápio não será baseado numa culinária regional, inspirado por Ivan Ilich preferimos deixar a escolho dos pratos livre, suscetível aos nossos humores e desfrutando, por exemplo, do desafio de fazer ficar junto aquilo que o senso comum muitas vezes diz para ficar separado, ou vice versa!

A proposta é a mesma: Um encontro e não um serviço, ou seja, convidamos vocês para construir o almoço conosco, atentos aos desafios que surgem dentro de uma proposta social que leva em consideração a ética, o apoio mútuo, a auto-gestão e a ação direta.

Nossa agenda também será praticamente a mesma, como pode ser observado abaixo:

12:00
Exibição de um documentário pelo coletivo pró-universidade popular
13:00
Apresentação dos alimentos e bom apetite!!!
15:00/16:00
Tempo para a lavagem coletiva dos pratos através da técnica das três bacias e organização da compostagem para os resíduos alimentares.
16:00
Roda de convivência para realizarmos um balanço coletivo do almoço, apresentação da proposta do Germinal e de outros grupos presentes (previamente inscritos para falar).
17:00
Encerramento

Os convido também a contribuir com R$ 5,00, que servirá para cobrir os custos do almoço, e também para gerar infra-estrutura para os próximos eventos!

O telefone para CONTATO é 9117 6993 ou 25207101.
O endereço é: Centro de Cultura Social - - Rua Torres Homem, número 790, Vila Isabel (próximo à praça Barão de Drummond e ao último ponto da 28 de Setembro)!!!

Sejam bem vindos!

ATERRO SANITÁRIO X LIXÃO

Na matéria sobre o Morro do Céu foi falado sobre o aterro sanitário existente no lugar que em muitos momentos foi visto como lixão. Mas você sabe qual a diferença entre aterro sanitário e lixão?
Retiramos a resposta do site saúde na Internet. http://www.saudenainternet.com.br/

"Segundo a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (CETESB), aterro sanitário é o processo de disposição final de resíduos sólidos, principalmente do lixo domiciliar, baseado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas. Estas normas e critérios permitem a confinação segura do lixo, em termos de controle da poluição ambiental e proteção ao meio ambiente.Ao contrário do aterro sanitário, os lixões não atendem nenhuma norma de controle. O lixo é disposto de qualquer maneira e sem nenhum tratamento, o que acaba causando inúmeros problemas ambientais. O lixo a céu aberto atrai ratos que têm a sua capacidade reprodutiva aumentada devido a disponibilidade abundante de alimentos. Esses animais são transmissores de inúmeras doenças, tais como raiva, meningite, leptospirose e peste bubônica. Outro sério problema causado pelos lixões é a contaminação do solo e do lençol freático, caso exista um no local, pela ação do chorume, líquido de cor negra característico de matéria orgânica em decomposição. Além disto, estes lugares dão acesso para as pessoas carentes que acabam contraindo várias doenças. Com total omissão social e desrespeito ao ser humano, essas pessoas buscam nos lixões um meio de sobrevivência, ou alimentando-se, ou vendendo entulhos.Se na sua cidade existe um lixão exija do governo providências imediatas para a solução do problema. Os lixões ferem as normas de Saúde Pública e poluem o meio ambiente. Lembre-se que nós contribuímos com impostos e que é nosso direito ter a nossa saúde assegurada!"
Como vimos o que existe no Morro do Céu é algo que fica entre os dois (pendendo mais para o lixão, embora seja coberto por saibro, compactado... e tudo mais que você acompanhou em nossa matéria) por isso usamos ambas as denominações.
Por falar nisso você ja respondeu nossa enquete? Afinal por que o lixo ainda recebe um tratamento tão ineficiente como vem recebendo?

CONTATOS

Sempre estabelecemos interessantes contatos via Internet, mas gostaríamos de divulgar o trabalho desse companheiro que está fazendo sua parte em recife e que fez uma visita ontem a nosso pro file do orkut. Reproduzimos abaixo sua mensagem, que contem o endereço de seu blog e da sua comunidade. Visite, Leia, estude, pense. Somente deixando a apatia de lado conseguiremos construir um mundo melhor. Parabéns, Azul de Barros e força sempre.

Azul de Barros:

Oi!! Tudo bem.. dei uma olhada no Blog! Achei super legal o trabalho de vcs!! Sou Azul de Barros e tb participo de um movimento! O Coletivo Regraf aqui de RecifeDa uma olhada nas propostas:

http://www.regraf.blogspot.com/http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=16765880

abração!!