terça-feira, 19 de maio de 2009

Cubango põe a mão na massa apostando em um mundo melhor.


Fotos e texto: Fabio da Silva Barbosa
e Luiz Henrique peixoto caldas


João Luiz, 40, é o Presidente da Associação de Moradores do Cubango há seis meses e chegou com vontade de trabalhar. Montou uma sala de computadores de forma completamente independente e agora, com a ajuda de seu irmão e assessor, Júlio César, 38, está ampliando a sede da associação e construindo um salão para festas e aulas diversas. Segundo ele, o que a comunidade mais necessita no momento é de eventos culturais.
João resolveu se envolver diretamente na associação por insistência de amigos e do irmão. "O pessoal sempre dizia para entrar. Diziam que eu ia melhorar o lugar e tal. Viam que eu era interessado no bem da comunidade"

Cristiane Pacheco
Cristiane Pacheco é colaboradora da associação e Presidente da ONG "Estrela do amanhã". Mesmo sendo um projeto antigo de Cristiane, a ONG só foi inaugurada no último mês de Abril. A organização é muito importante para a associação por ter interesses em comum. O objetivo principal de ambas as partes é a geração de cursos e atividades que desenvolvam tanto o corpo quanto a mente. Focando a saúde e o desenvol-vimento intelectual.
Crianças utilizando os computadores da associação

A associação dará ênfase ao esporte e a educação. "A cultura estará sempre em foco. Estamos lutando para começar as aulas de judô, futebol, reforço escolar... Queríamos também um Telecentro com uma pessoa capacitada para ensinar as crianças." Explica Cristiane.
Ela falou que existem vários voluntários de dentro e de fora da comunidade se oferecendo para ajudar, mas que ainda falta finalizar a estrutura necessária para receber tais atividades convenientemente.

Ao chegarmos encontramos Júlio cezar e o Presidente dando duro no salão.
Ao nos despedirmos o Presidente disse animado que esperava que alguém visse a matéria e resolvesse ajudá-los a construir seus sonhos.
A sede da associação fica atrás do posto de saúde na própria comunidade

ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO



COMUNIDADE: Por que você resolveu ser o presidente da associação?

Presidente: A comunidade estava muito largada. Meu irmão me apoiou nessa idéia. Foi um dos que mais me incentivou.

COMUNIDADE: Esse espaço que você e seu irmão estão trabalhando era o que?

Presidente: Nada. Era um espaço vazio em baixo da associação. Resolvemos prepará-lo para poder receber nossas idéias. Idéias de fazer um salão para a comunidade que não tem espaço para suas atividades. Espaço de cultura onde possam fazer cursos e aulas de reforço.

COMUNIDADE: E a sala dos computadores? Deu o resultado esperado?

Presidente: Claro. Temos quatro PCs onde as pessoas podem fazer consultas e os programas operacionais padrões que elas podem utilizar. Mas nossa vontade é um Telecentro. Apareceu até um candidato aí que prometeu batalhar pelo Tele-centro, mas até agora não deu notícia.



Fala Júlio Cesar



COMUNIDADE: Qual o objetivo desses projetos?


Júlio: Nosso objetivo principal é tirar as crianças e adolescentes das ruas. Trazer para uma atividade construtiva. Dentro da própria comunidade. Temos interesse em melhorar o lugar onde moramos. Acreditamos que tudo pode ser melhor.


COMUNIDADE: E quando vocês pretendem começar?


Júlio: A mão de obra é minha e do meu irmão. Precisamos é de fazer parcerias para viabilizar as atividades. Já temos os professores. O de Judô é de São Gonçalo, mas já se disponibilizou a vir. Só que para ele vir precisamos do tatame. São dessas coisas que precisamos. Os computadores por exemplo, já estão funcionando, só que ainda não está do jeito.


COMUNIDADE: E a água, luz...


Júlio: Nessa parte estamos bem. Estamos precisando de apoio para as atividades culturais.