terça-feira, 3 de junho de 2008

CONTATOS: EVANDRO SANTOS


Artigo:O sonho não acabou

"Pois aquele garoto Que ia mudar o mundo Agora assiste a tudo Em cima do muro" Trecho da musica ideologia de cazuza que foi proferida por jovens ex petistas de São Paulo que demonstraram frustração e cansaço com a perda da ideologia partidária dos últimos anos.


Frustração? Cansaço? Tem outra música do Cazuza que eu prefiro mais. Um trecho dela diz assim: "Quem vem com tudo não cansa". A frustração é um sentimento produzido ideologicamente pelos arquitetos do status quo. Convém àqueles que pretendem manter as coisas como estão. Interessa a quem está no poder que nós acreditemos que a política é suja, e que não devemos dela participar, porque assim os mesmos de sempre continuam participando e "dando as cartas".


É claro que a política está errada. Mais um motivo pelo qual devemos participar, e não "assistir em cima do muro". É preciso mudar a política. E para isso é necessário muita mobilização. Deixemos o cansaço para outros tempos. Agora é o momento de avançar nas mudanças.


Nós no dever de cidadãos temos que estar à frente nas questões políticas, que nos envolvem direta e indiretamente, porque é isso que muitos deles querem, que deixemos de participar, reivindicar e protestar. Ao invés do imobilismo, uma atitude propositiva.
Onde é que surge a corrupção? Tudo começa no financiamento privado das campanhas, que é onde surge o caixa dois. Financiado pelo empresariado, o político fica com o "rabo preso", refém de interesses particulares. Com o fim do financiamento privado de campanha, teríamos um maior controle de gastos e um debate mais equânime, diferente do que hoje se vê por aí de montão: "muita pirotecnia e pouco conteúdo".


Não devemos pensar que cabe a nós só o dever de votar, cabe a nos também participarmos juntos das decisões, através da ampliação da idéia e da prática de Conselhos. Conselhos com a participação de amplos setores da sociedade. A população ajudando a formular diretamente políticas públicas, ajudando a fiscalizá-las. A idéia de Conselhos já está prevista na Constituição, devemos ampliá-la e torná-la cada vez mais uma realidade.


Não devemos parar, porque "nossos sonhos ainda não foram todos vendidos", e ainda não mataram o combustível que nos faz viver, a esperança. Não podemos esquecer que não existe outra forma de conseguir nossos objetivos se não politicamente, devemos ser cidadãos críticos em defesa de nossos direitos.


Esse é o ano da mudança, é um ano eleitoral, essa é grande oportunidade de darmos um basta nesses assassinos sociais, vamos dizer não a esses politiqueiros, que estão preocupados consigo mesmo, independente de partido, no entanto, partido nenhum ira mudar se nos não se unir, e lutar contra essa política suja. Não vamos mais nos vender por dentadura, remédio, dinheiro e cesta básica. A fome não dá de dois em dois anos. Nossos problemas não se resolveram com tapinha nas costas e apertos de mão.


A lamentação imóvel somente premia os alvos de nossas reclamações. Se queremos mudar as coisas, a melhor saída deve ser a participação política, consciente, coletiva.


por Evandro Santos Pinheiro, estudante, diretor de assuntos sociais da associação de moradores do canaã II, vice presidente da associação atitude jovem e menbro não "oficialmete" do partido dos trabalhadores.
blog: evandrocomunidade.zip.net
e deixe seu comentario!!!

VIVA A CAMPANHA DO LIVRO

POR: FABIO DA SILVA BARBOSA
LUIZ HENRIQUE PEIXOTO CALDAS

CHEGAMOS AO FINAL DA CAMPANHA DO LIVRO, CONTANDO COM QUASE 300 DOAÇÕES. REVISTAS EM QUADRINHOS, ENCICLOPÉDIAS, CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTIL, MATERIAL DIDATICO... TUDO QUE SE POSSA IMAGINAR PARA PROPORCIONAR UMA BIBLIOTECA DE QUALIDADE PARA AS CRIANÇAS. AINDA ESSA SEMANA ESTAREMOS FAZENDO CONTATO COM DONA EDITH DO MORRO DO CÉU PARA PERGUNTAR SOBRE SEU INTERESSE NA BIBLIOTECA. A ENTREGA DOS LIVROS SERÁ DEVIDAMENTE REGISTRADA E POSTERIORMENTE POSTADA NO BLOG.
OBRIGADO A TODOS.