terça-feira, 30 de junho de 2009

NESTA SEXTA, OS "Pós-AVC" NA PAUTA


Nesta sexta, dia 03, no PGM Pulando a Cerca uma entrevista com a professora de artes da PUC-Rio, Marilene Lopes.

Dores de cabeça súbita e sem causa aparente, dificuldade de fala e dormência nos membros podem ser sintomas de um mal que ameaça o cérebro de milhões de pessoas em todo mundo e impõe, em alguns casos, restrições para o resto de suas vidas. O acidente vascular cerebral, conhecido como AVC, é um dos agravos que mais matam e causam seqüelas nos quatro cantos do planeta. O Brasil, por exemplo, está entre os 10 primeiros países com maiores índices de mortalidade. Assustador, não? Mas, e as centenas de pacientes que enfrentaram o problema, se recuperaram e voltaram a ter uma vida à beira da normalidade. É sobre uma dessas pessoas, na verdade duas, que o programa Pulando a Cerca, desta sexta, dia 03, às 10h30, vai tratar: os “pós-AVC”.

Fato inusitado é um programa de televisão não ter pauta, roteiro, tampouco censura. É como a vida, onde não se sabe o que vai acontecer. E quando o apresentador é o psiquiatra Daniel Chutorianscy, e o entrevistado é a professora de artes da PUC-Rio, Marilene Lopes, ambos “pós-avecerizados”, quem ganha com a entrevista é o público, que tem a oportunidade de assistir ao vivo a performance de duas pessoas que tinham tudo para desistir. Mas, ao contrário, resolveram driblar o pessimismo e encararam os problemas de frente e estão aí para o que der e vier...vivendo!

Com cerca de 15 livros no currículo – entre romance, contos e literatura infantil – e coordenador dos projetos "Conto com Você, Magia e Encantamento", e "A Arte de Ver Nascer", realizados respectivamente no Hospital Infantil Getulio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, e na Maternidade Municipal Alzira Reis Vieira Ferreira, em Charitas, unidades da Secretaria de Saúde de Niterói (RJ), Daniel tornou-se um inusitado apresentador de TV. Ao reassumir um programa ao vivo, após passar três meses e meio afastado recuperando-se de um AVC, que o deixou temporariamente sem fala e sem os movimentos do lado direito do corpo, ele não transformou a doença em obstáculo, mas em mais um motivo para lutar pelos seus ideais. Quase totalmente recuperado, fruto de muita persistência, Chutorinacsy comanda o “Pulando a Cerca” semanalmente com sua voz de "Cebolinha", para mais novos, ou "Hortelino Trocaletra", para quem já passou dos 50.

Com 61 anos de idade, Daniel tornou-se um defensor da Geração Saúde, adepto dos exercícios físicos regulares, e um exímio "pulador de cercas", não de forma pejorativa, mas naquele tipo de pessoa que encara a vida com outros olhos. “O meu tempo é agora. Não vejo problema algum e ter tido um AVC, é o inusitado da vida. Pular a cerca é normal. Por cima; por baixo, pelo meio, afinal pular a cerca é habitual, pois enxergamos o que tem do outro lado”. O tema e o programa têm despertado tanto a atenção de todos, que o premiado documentarista, Sílvio Tendler, pretende transportar para a telona a história de Daniel e de outros "pós-AVC".

Para os que ainda não conhecem a dinâmica do programa, que já conta com sete anos de existência, "pular a cerca" não é que se pensa habitualmente. Pelo contrário, afirma Chutorianscy, significa superação de obstáculos, onde pessoas falam para pessoas, pessoas emocionam pessoas. Não são necessários títulos (professor, doutor). O convidado, e qualquer pessoa pode se convidar, contar sua história, sempre falando no "eu", em primeira pessoa. O "Pulando a Cerca" é como a vida, não tendo nenhuma restrição quanto aos convidados, que podem ser desde o cozinheiro de um botequim ao Reitor da UFF, todos contando histórias, dramas, conquistas, de maneira bem humorada, e ao vivo, como se fosse uma sessão de psicanálise heterodoxa, e que mundão de histórias já ouvimos, com emoção, com afeto, com saudades... Então pulemos todos a cerca.

Marilene Lopes...Pulando a Cerca!
AO VIVO!!!Apresentação: psiquiatra, Daniel Chutorianscy.Nesta sexta, dia 03, das 10h30min às 11 horas, na Unitevê, o canal universitário de Niterói (17 NET).

Se você não for assinante da NET, não se preocupe, o programa também é transmitido pela internet, por meio do site da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Para isso, bastar acessar: www.uff.br/uniteve

Pulando a Cerca, uma produção coletiva da Unitevê.

Forró agita noite de sábado no Clube dos Médicos em SG

O grupo Arriba Saia, considerado como uma das maiores bandas de forró pé de serra do Brasil, promete esquentar a noite do próximo sábado, 4 de julho, em São Gonçalo. A banda, que espalhou seu forró extremamente dançante até pelos Estados Unidos, sobe ao palco do Clube dos Médicos a partir das 23h, com um repertório 100% animado. Antigos e novos sucessos, como “Libera o Toim, O Jegue e Carente de Paixão fazem parte do repertório.
Os ingressos custam R$ 15. Antecipados saem a R$ 10 e podem ser comprados na bilheteria do próprio Clube. Rua Cidade de Lisboa, s/nº, Vista Alegre.