quarta-feira, 4 de março de 2009

NENHUM CENTAVO A MAIS! RESISTIR ATÉ A TARIFA CAIR!

..

Todos os anos, em todo Brasil, as tarifas do transporte público vão sendo progressivamente aumentadas. Isso faz com que cada vez menos a população pobre tenha acesso a esse serviço, ficando confinada nas periferias, sem direito ao acesso à cidade. Segundo o próprio governo federal, em 2005 cerca de 40 milhões de brasileiros encontravam-se impossibilitados de utilizar o transporte coletivo por não possuírem condições financeiras de pagar as elevadas tarifas. Hoje, certamente, esse número deve ser ainda maior. Mesmo aqueles que conseguem utilizar o transporte público, sacrificam grande parte de seus orçamentos pagando por um serviço que deveria ser garantido a todos. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) demonstram que hoje o transporte coletivo é o terceiro maior gasto da família brasileira ou mesmo, dependendo do número de filhos, o segundo. Se o transporte coletivo continuar sendo visto como uma mercadoria e não como um direito, os aumentos vão continuar acontecendo todos os anos, aumentando a exclusão social! Transporte coletivo é serviço público essencial e deve ser tratado como política pública. Chega de entregar o controle do sistema público de transporte para empresas, que só querem lucrar explorando nosso direito de ir e vir!
Se o transporte é direito, que seja verdadeiramente público, de qualidade e de acesso total e irrestrito a toda a população, financiado pelos setores mais ricos da sociedade. Ou seja: chega de tarifa! Queremos Tarifa Zero no transporte público ou aquilo que chamamos de Passe Livre para toda a população, garantindo a completa liberdade para que todos possam circular pela cidade. Junte-se a nós nessa luta contra os aumentos das tarifas e por um novo projeto de mobilidade, pois se mantivermos o atual modelo, continuaremos com ônibus caros e lotados, aumento de tarifa todo ano, poucas linhas, poucos horários e um serviço cada vez mais excludente e de pior qualidade.
.

Debata esse assunto com seus amigos e colegas, participe das discussões e das manifestações em sua cidade!


.
CONTATOS NAS CIDADES
.
São Paulo: mpl-sp@riseup.net

.
AGENDA DE MOBILIZAÇÃO NAS CIDADES
.
Curitiba: 19 de Fevereiro - ato na Praça Santos de Andrade às 10 horas.
Florianópolis: 04, 05, 10, 11 e 12 de Março - manifestações em frente ao TICEN às 17 horas.
Guarulhos: 1º de março a 1º de Abril - Plebiscito Popular Sobre o Transporte / 1º de abril - Manifestação na Câmara de Guarulhos às 18 horas.São Paulo: 28 de fevereiro - Para socializar batidas, batuques, sons e estéticas, a Bateria do MPL-SP convida a todas e todos para sua Oficina de Bateria, às 15 horas no Largo do Arouche (procure pelo batuque!).

.

Fonte: http://passapalavra.info/?p=105825 de Fevereiro de 2009

.