domingo, 6 de abril de 2008

DENGUE

Durante a semana que passou, ficamos muito felizes e honrados com um recado que recebemos no Orkut dizendo:

Marcelo JmK:
fala ai guerreiros!!!
gostaria de saber a sua opinião em respeito a dengue?
abçs...

A participação de nossos leitores é o feedback fundamental que precisamos para mover o nosso trabalho. Valeu Marcelão. E aí a baixo vai a matéria que havíamos prometido.
ASS:fsb&flhpc

Dengue
Por:Fabio da silva Barbosa &
Luiz Henrique Peixoto Caldas

Embora todo cidadão com um mínimo de consciência saiba que temos nossa parcela de culpa por não tomarmos as medidas mais simples para evitar epidemias como a da dengue no Rio de Janeiro, não podemos ignorar que o estado tem a obrigação de resguardar sua população de sofrer com tais surtos.

O Governo (municipal, estadual ou federal) é um funcionário pago pela população (E muito bem pago, diga-se de passagem. Basta comparar seu salário com o de um médico, gari ou professor. Esses profissionais têm responsabilidades tão grandes, ou muitas vezes maiores que as dos políticos.), que devia servi-la de forma infalível, já que possuem poderes e acessos que permitem agir com a velocidade e energia necessária nos mais diversos casos.
Após a grande epidemia de 2002, o Estado deveria ter investido mais na prevenção da doença, já que essa é uma de suas funções. Muitas vezes as pessoas que são atendidas em hospitais públicos se submetem ao atendimento precário e ao descaso por acharem que o atendimento sendo feito de forma gratuita as impõe tais condições, ignorando que esse atendimento que não se paga no ato, é pago por todos os contribuintes através dos impostos.
A página do Universo jurídico noticiou que a 17° câmara civil do Tribunal do Estado do Rio de Janeiro condenou o Estado e o município do Rio a pagar indenização de R$ 30 mil a Ozinaldo Felix Araújo que teve sua filha morta por dengue hemorrágica em 2002.
De acordo com a Wikipédia a doença inclui 4 tipos imunológicos e que o tipo arbivirose é o mais comum de atingir o homem. O maior transmissor da dengue é o mosquito Aedes aegypti que proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações em qualquer lugar que possua água relativamente limpa e parada.

Maiores informações sobre a doença e suas precauções:
pt.wikipedia.org/wiki/Dengue
portal.saude.gov.br/saude/area.cfm?id_area=920

Entre outros