sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Amigos da Martins Torres - ENTREVISTA

Entrevista com o presidente
Por fabio da Silva Barbosa & Luiz Henrique Peixoto Caldas

O presidente da AMANTA, Valadares nos recebeu em sua casa com toda cortesia para falar um pouco sobre como se administra uma associação que atinge a tantos lugares e classes sociais diferentes. Nos mostrou várias fotos de obras realizadas em sua administração e nos expôs seu ponto de vista sobre alguns assuntos.

Comunidade: Geralmente as associações de moradores são mais locais, o por que de criar uma tão ampla?

Valadares: A realidade é que nossa associação atende ao mesmo número de pessoas que a maioria das outras. O nosso pensamento foi que se o Morro da Paulada fizesse uma associação, a Barreira outra, a rua Martins Torres outra, nós não conseguiríamos o peso necessário para termos nossos pedidos atendidos. A população dessa área é pequena.

Comunidade: Mas como conciliar expectativas tão diferentes? Da Professor Otacílio até o final da Martins torres são várias classes sociais? São necessidades diferentes.

Valadares: Na verdade a necessidade é uma só. Viver com dignidade. Todos terem acesso as mesmas coisas.

Comunidade: Como você faz o balanço de sua gestão até o presente momento?

Valadares: Conseguimos concluir vários projetos, como o esgoto na vila Antonio Fernandes e na Santo Elias, onde alagava e entupia em dias de chuva. Através de abaixo assinado e moradores asfaltamos a rua Otavio Land. A restauração da calçada da creche e da escola pública, com a construção de 2 rampas e a instalação de grade de proteção, melhorando o acesso para idosos e deficientes físicos, com grande ajuda da direção da escola e da creche e em parceria com a prefeitura e a clinica DERT. Também realizamos a pintura no muro da creche. Nisso então a ajuda da diretoria do colégio foi fundamental, pois eles deram o material e a mão de obra. Tenho muito a agradece-los.

Comunidade: Existe algum tipo de projeto social em andamento?

Valadares: Temos a escolinha de futebol e a capoeira. Tenho que agradecer a secretaria e ao ministério dos esportes por isso, além do grupo Gema e a ONG Visão Esperança. Tem também os cursos de técnico em máquinas de lavar roupa, eletricista residencial, refrigeração e bombeiro hidráulico que eu mesmo administro. A partir de agora toda segunda de 14:00 Hs às 16:00 Hs até 14 de janeiro o direitos humanos vai estar a disposição na associação para atender a população.

Comunidade: As pessoas estão reclamando sobre a limpeza das ruas.

Valadares: O caminhão de lixo está sempre passando e os Garis também. O problema é o número insuficiente de garis. Sempre que solicitamos os bueiros são desentupidos e as árvores podadas. Além disso, a CLIN liga uma vez por mês para saber onde há necessidade de capinar. O que estamos realizando é um trabalho de conscientização para que as pessoas mantenham o lugar limpo.

Comunidade: E o relacionamento com a prefeitura?

Valadares: A prefeitura tem colaborado muito.

Comunidade: E os problemas existentes na Alameda Tropical, antigo Morro da Paulada e na barreira? Estivemos por lá e vimos que não são poucos.

Valadares: Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance. A associação não tem recursos financeiros, mas luta na tentativa de solucionar os problemas. Todos os moradores da Alameda já foram cadastrados no médico de família e a pavimentação na Barreira parou porque a prefeitura não tem mandado material.

Comunidade: Gostaria de acrescentar alguma coisa?

Valadares: Gostaria de agradecer muito ao grupo GEMA, ao Professor Luciano, a Emilia e a Telma. Todos estão nos dando muito apoio.