quarta-feira, 26 de dezembro de 2007





Nova liderança chega trazendo mudanças.
Grota cria perspectivas de melhoras.

COMUNIDADE
Por: Fabio da Silva Barbosa
Luiz Henrique Peixoto Caldas



Mauro e Roberto Carlos,


vontade de construir


uma comunidade melhor


O novo presidente da Grota Mauro Francisco Correa, há menos de 1 anono cargo e com a ajuda do vice Roberto Carlos tem mostrado que a realidade pode ser melhor do que vem se mostrando. Com 47 anos, o novo líder comunitário vive na localidade dês de que nasceu.
A quadra do Bloco Recreativo Escola de Samba Bem Amado parada há quinze anos está sendo revitalizada e a escola está indo de vento em poupa, com eventos realizados pelos próprios moradores e fazendo planos para um carnaval inesquecível. Aulas de capoeira, Taekwondo, futsall e futuramente ginástica para idosos colorem a vida de pessoas que não tinham acesso a qualquer tipo de atividade. Estão sendo feitos contatos para trazer aulas de informática e montar a sede da Associação de Moradores, pois como ele próprio afirmou só com esporte e educação as coisas podem melhorar. Mauro nos mostrou que espaço existe, só faltam os recursos financeiros. A moradora Lurdinha da Grota que vem colaborando com a nova diretoria explica que a intenção é manter o jovem e o adulto dentro da comunidade, longe da violência, inclusive promovendo atos religiosos, como cultos e missas na quadra.
Muitas obras emergenciais estão preocupando a presidência da associação. Vários ofícios já foram encaminhados, mas nenhum atendido até o momento. “São todas obras de emergência, não estamos pedindo nada que possa ficar para depois.” Os processos que já estão tramitando, aguardando resposta são os 510/100347/2007, 510/100401/2007, 510/100394/2007, 510/100397/2007 e 510/100395/2007.

GROTA

Está sendo aguardada a liberação de uma verba para iniciarem obras que serão feitas pela prefeitura junto ao governo federal. Essa verba, segundo foi informado ao representante da associação será de dois milhões e duzentos, dos quais um milhão e quinhentos virá do governo federal e o restante do município. Essa verba será utilizada na creche além de ajudar na revitalização da quadra e do campo, onde está acontecendo um campeonato organizado por Samuel. A verba resolverá também o problema das treze casas perdidas em junho de 2006, durante uma enxurrada e o caos vivido na pavimentação e principalmente do saneamento que vem trazendo inúmeras doenças às crianças.

Saneamento já

O ESGOTO QUE DESCE POR TODO LUGAR DESEMBOCA NA RUA PRINCIPAL

Na rua dois, atual Ruti de Oliveira o esgoto está estourado e em certas localidades passando pelo meio da rua. O percurso dos dejetos ainda inclui quintais e em alguns lugares passa por debaixo das residências e em suas portas. Uma moradora que não quis se identificar relatou que “temos vários casos de hepatite, o esgoto está correndo a céu aberto. Tem cada rato tão grande que daqui a pouco o pessoal vai comer pensando que é gambá”. Outra pediu que fotografássemos o esgoto que passa pela sua casa e disse que á trinta e quatro anos mora ali e durante todo esse tempo a situação continua igual. “Estamos pedindo por isso há anos. Esperávamos Maurinho conseguir entrar na associação para resolver esse problema.” Na rua principal o esgoto é lançado em um imenso valão descoberto. Ainda existe o entupimento que já foi solicitado manutenção há meses atrás.
“O esgoto está entrando no solo, minando tudo. Estamos correndo risco de desabamento”, desabafou o Presidente.
Com esse problema vem a proliferação de baratas, mosquitos (incluindo o da dengue) e os ratos que podem ser vistos por toda parte. Tem apenas 2 funcionários fazendo o serviço da Sucam.

O ESGOTO PASSA POR RUAS, CASAS E QUINTAIS


O lixo também chama a atenção

Algumas esferas do governo foram elogiadas, como o Dip (Departamento de Iluminação Pública), o Médico de Família, Águas de Niterói e a Clin, principalmente seu presidente Vitor Junior pela atenção prestada, mas ainda sim pudemos constatar acúmulo de lixo em alguns pontos. A nova presidência está fazendo um trabalho de conscientização da população no sentido de não jogarem lixo em locais inadequados, mais caçambas ajudariam nesse trabalho.

O PRESIDENTE MOSTRA O QUE SOBROU DA NASCENTE DE ÁGUAS CRISTALINAS

No alto do morro existe um lugar que já foi um verdadeiro paraíso. A pedra do lago. Tanto Mauro, quanto Roberto Carlos tiveram boas lembranças de lá. Já mergulharam muito no lago formado pela nascente que brotava ali, no meio das pedras, antes de se tornar uma pilha de lixo. O lago acabou e a nascente brota agora na casa do vizinho, só o que restou foi à vista privilegiada de cima da pedra.

DE CIMA DA PEDRA PODE-SE APRECIAR A VISTA COM TRANQUILIDADE E CONTATO COM A NATUREZA