quinta-feira, 29 de maio de 2008

Os mecanismos de controle

POR:Alexandre Mendes

Pablo Neruda disse: "A espada, a cruz e a fome vão dizimando a família selvagem." Ele se referia ao brutal processo de conquista e exploração, por parte dos invasores ibéricos, sobre a América. Agora, façamos uma analogia à frase, em relação ao processo de controle e exploração do povo brasileiro.



A ESPADA- O cotidiano dos menos favorecidos, moradores de áreas carentes, movimentos em busca de terras e moradores de rua, que são obrigados a conviver entre o terror e o medo imposto tanto pelo Estado (através da polícia), quanto por organizações criminosas financiadas ocultamente por figuras poderosas. A lei do silêncio, o toque de recolher e os assassinatos são frequentes e fazem o indivíduo refletir que é melhor fazer sua parte e não reclamar de nada.

A CRUZ- São as milhares de igrejas que se espalham pelo país. Algumas pregam o sofrimento terreno como passaporte para o céu,outras procuram orientar o membro à doar tudo o que têm, baseando-se em trechos bíblicos interpretados de maneira falaciosa. Alguns líderes, em época de eleições, chegam a apoiar políticos, e pedem o voto dos membros para tal, no púlpito. Cerimoniais em forma de espetáculo mexem com o sentimento das pessoas. Logo, se esquecem da triste vida que os espera lá fora...

A FOME- Talvez seja o mecanismo mais cruel, pois um bom chefe de família passa por qualquer humilhação para alimentar seus filhos. Portanto, com o implemento da tecnologia em benefício dos empresários, o medo de perder o emprego é constante. Quando chega o mês do aumento_ e normalmente é aquela micharia!_ o empregado resmunga um pouco, mas logo se contenta.

A FAMÍLIA SELVAGEM- Essa é a visão que a elite tem do povo, pois se desfaz dele, ou faz dele o que bem entender. E assim caminha o povo brasileiro rumo à extinção de sua identidade...