terça-feira, 8 de julho de 2008

Comunidade de pescadores sofre com a falta de consciência de peixarias.

TEXTO & FOTOS:
FABIO DA SILVA BARBOSA
LUIZ HENRIQUE PEIXOTO CALDAS
O Morro da Peça em Itaipu vem passando por vários problemas ocasionados por peixarias que jogam seus detritos em uma caçamba em frente ao acesso do lugar. O mau cheiro e a proliferação de insetos e ratos é reclamação constante de todos os moradores. Lia e Mary, colaboradoras ativas da Associação de Moradores do Morro da Peça disseram que já foi feito contato com as peixarias, mas nenhuma mudança foi observada.
AS CAÇAMBAS

Procuramos contato com alguma das peixarias e conseguimos conversar com X que preferiu não se identificar, mas confirmou a atitude negativa das peixarias. Embora tenha dito que a peixaria em que trabalha embala os resíduos antes de jogá-los no local muitas jogam peixes podres e restos inservíveis ao comércio direto na caçamba. “O problema é que mesmo embalando não resolve. Às vezes o saco estoura. Realmente o cheiro para quem mora ali deve ser desagradável.”

COMO A EMPRESA NÃO LHES OFERECE UM LUGAR ADEQUADO PARA FAZEREM SUAS NECESSIDADES, MOTORISTAS E TROCADORES SÃO OBRIGADOS A SE EXPOR NA FRENTE DOS QUE PASSAM E MORAM PELA LOCALIDADE.


Outras dificuldades foram levantadas pelos moradores do lugar. Segundo informaram e pudemos constatar pessoalmente durante a entrevista, os motoristas dos ônibus que fazem ponto no lugar urinam todo o tempo pelos muros das redondezas, já que as empresas não fornecem lugar adequado para que façam suas necessidades. Não existe área de laser. O campinho que fica em frente está abandonado.

CAMPINHO PRECISA DE MANUTENÇÃO

Uma notificação em 2006 pediu para que fizessem uma defesa em menos de vinte dias para que não fossem removidos do lugar. Com a ajuda da advogada Doutora Fernanda entraram com uma ação parando o processo. Conseguiram durante esse tempo reunir provas durante esse tempo que eram nativos, tendo direito assim de permanecer lá.

ESSAS GUERREIRAS LUTAM PELAS MELHORIAS NA COMUNIDADE