quarta-feira, 9 de abril de 2008

CONTATOS: CLEBER ARAUJO

Cleber nos envia mais uma matéria, reportando os acontecimentos do universo da Rocinha. Quem quiser conhecer o trabalho desempenhado por Cleber fique de olho no seu blog:

http://anarquinopolis.blogspot.com/





Rocinha em Ação: Tuberculose Não

Entre os dias 17 e 24 de março aconteceu a primeira semana de campanha contra a tuberculose na comunidade, intitulada “Rocinha em Ação: tuberculose não. O movimento de conscientização idealizado pelo grupo GAESPA (grupo de apoio a ex-pacientes, pacientes e amigos contra a tuberculose) mobilizou outros grupos e artistas da comunidade e foi finalizado com a presença do Ministro da Saúde José Gomes Temporão na quadra da escola acadêmicos da Rocinha.

Durante toda semana agentes de saúde comunitária junto com os integrantes do grupo GAESPA, visitaram escolas e creches promovendo palestras para pais e alunos, esclarecendo o que é tuberculose, como se contrai e informando dados numéricos da doença na comunidade. As palestras ministradas, além de conscientizar a respeito do maior edema na Rocinha, tiveram como principal finalidade, formar multiplicadores da causa para a campanha não se limitar apenas a semana do evento.A noite de sábado (22/03) foi marcada por uma programação organizada pela TV Tagarela no largo do boiadeiro, com apresentações da escola de dança “Espaço Aberto” e da banda “Filhos da Nação”.

A primeira apresentação da noite foi da escola de dança Espaço Aberto, seguido por um vídeo produzido pelos tagarelas sobre a tuberculose na Rocinha e esclarecimentos sobre a doença. A programação que havia sido iniciada às 22h foi finalizada 01h40m(Domingo) ao som do rock e nas rimas de improviso da banda Filhos da Nação.Tuberculose na Rocinha preocupa TemporãoA escola de samba acadêmicos da Rocinha abriu as portas, na Segunda-Feira (24/03), para solenidade de encerramento da semana da campanha contra a tuberculose e para receber o ministro Temporão, que compareceu na comunidade atendendo o convite da Rita Smiith, a Ritinha do grupo GAESPA e também agente de saúde comunitária.

O presidente da associação de moradores, Claudinho, deu as boas vindas ao ministro, e, ressaltou os problemas de saúde da Rocinha e a precariedade do atendimento dos órgãos de saúde pública ao morador.Ritinha, com a voz tremula de nervoso e seu jeito simples de falar, chamou a atenção do ministro temporão para o numero elevado de casos de tuberculose na comunidade, do preconceito vivido por essas pessoas, do descaso da saúde pública e principalmente da urgência em remediar esse problema. – “Senhor ministro, nós sabemos, eu sei, você sabe que as obras do PAC (programa de aceleração de crescimento) são promessas para serem cumpridas daqui a dez ou quinze anos, e a tuberculose é um problema que precisa ser resolvido já. Não dá mais para esperar”. Disse Ritinha.O ministro Temporão em resposta disse se sensibilizar com a causa, pois também já teve tuberculose quando adolescente e conhece bem os sofrimentos causados pela doença, os efeitos colaterais dos remédios e o preconceito da sociedade.

O ministro prometeu atuar em favor da melhoria do atendimento das pessoas com tuberculose na Rocinha. Ao fim do discurso do ministro, a bateria dos acadêmicos da Rocinha fez uma apresentação. Temporão não pode permanecer no evento, azar o dele, perdeu a feijoada, o vídeo da TV Tagarela e a belíssima apresentação de dança da escola Espaço Aberto.