Incêndio Criminoso destrói aldeia indígena Guarani na Praia de Camboinhas em Niterói
Numa atitude covarde, criminosos destruíram, no último dia 18, a aldeia Guarani instalada desde abril na praia de Camboinhas, endereço nobre na região oceânica de Niterói, na Grande Rio de Janeiro. O incêndio ocorreu no momento em que os homens do grupo participavam de uma reunião em outro ponto do bairro. Somente mulheres, crianças e um índio estavam na aldeia. O fogo deixou ferido o indígena Joaquim Karaí Benite, de 43 anos, que teve queimaduras de segundo grau nas costas e no braço esquerdo. De acordo com a Polícia Civil, o incêndio foi criminoso. Lídia Nunes, de 67 anos, espécie de líder do grupo, ouviu quando um homem gritou: "Olha os índios pegando fogo!". Segundo Lídia, ele correu em direção ao canal que divide as praias de Camboinhas e Itaipu. Quando o fogo começou, havia muitas crianças no local. As índias correram para tirar três bebês, um de 11 meses, um de 1 ano e outro de 1 ano e 3 meses de uma das ocas.
Em todo o Brasil, os indígenas se organizam para retomada de seus territórios tradicinais com base em seus direitos originários, no artigo 231 da constituição federal e na declaração dos diretos dos povos indígenas assinada pelas Nações Unidas em 2007. Segundo declaração de Márcio Meira, presidente da FUNAI, a população indígena tem crescido nos últimos anos, isso demonstra que as pessoas estão perdendo o medo de se declararem como indígenas e assumindo a sua origem ancestral. As elites brasileiras temem que o povo assuma sua origem indígena, e busquem conhecer mais sobre a espiritualidade e sobre as categorias da cosmovisão dos povos nativos, já que tais modos de ver e lidar com a realidade colocam a civilização do consumo e descarte em xeque.
Por isso, segue a guerra simbólica nos meios de comunicação de massa e demais aparelhos ideológicos do estado no intuito de conservar a visão romântica do "índio" no ideário da sociedade, reforçando estereótipos preconceituosos. A homogenização da identidade nacional é um recurso de dominação cultural usado pelas elites desde o tempo da Colônia e do Império, vide a menção aos indígenas na lei das Sesmarias e lei das terras de 1850. O incêndio da aldeia Guarani em Camobinhas, as declarações absurdas do Governador José Roberto Arruda em relação ao Santuário dos Pajes, o caso da demarcação da Raposa Serra do Sol, o caso da expulsão da Comunidade Guarani de Eldorado-RS da porta da FEPAGRO, e muitos outros casos recentes são exemplos de intolerância dos poderes institucionais e da elite brasileira. A restência que já completa mais de 500 anos segue!
(tirado de www.midiaindependente.org)
Anônimo disse...
MUITO BOA A MATERIA SOBRE FESTAS DE XOPADAS E AINDA MAIS COM XOPADA LOTADAS, NITEROI PRECISA DE EVENTOS PARA JOVEM E PRECISA DE CULTURA ESSA PAGINA COMUNIDADE REPRESENTA NA BOA.. PARABENS PELA COLUNA.... SUCESSO PRA VCS.. E AJUDA O FUNK POR PRECISAMOS DE VOZ FORTE COMO A DE VCS .....
28 de Julho de 2008 08:30
Anônimo disse...
Otima materia, principalmente se tratando do funk que é cultura sim! A imagem verdadeira do funk é essa, o funk do bem, o funk da amizade, do lazer, do entretenimento e da diversão. A cada dia cresce ainda mais o publico do funk, e das festas onde este som prevalece, uma prova que o Funk é popular, e já está no coração da população, com o preconceito la em baixo.E nada melhor do que o DJ Alpiste pra representar e muito bem a cara do funk. Pessoa senssacional, otimo carater, amigo, trabalhador, e que traz o funk até todos nois em todos lugares que vai. Faz tudo pelo prazer de ver centenas e milhares de pessoas se divertindo ao som do seu funk. Parabens a todos pela materia!E Parabens DJ Alpiste pelo brilhante trabalho, sua carreira tá só no inicio e ainda vem muito mais sucesso pela frente! Toda sorte e sucesso do mundo pra ti meu amigo!ass: WT
28 de Julho de 2008 08:44
DJ Neno disse...
Muito boa a matéria, parabéns a todos e principalmente o DJ ALPISTE que é a CARA DO FUNK em Niterói! Sucesso à todos!
28 de Julho de 2008 11:17
Curtindofestas.vai.la disse...
PARABÉNS AO JORNAL. ESTA COM MATERIAS OTIMAS.E PRINCIPALMENTE POIS ESTA FALANDO SOBRE O MUNDO DO FUNK, POIS O FUNK TAMBÉM PE CULTURA, ARTE E LAZER.NAS PALAVRAS DOS MC'S SAEM GRITOS DE SOCORRO CONTRA O QUE ACONTENCE NAS FAVELAS,E NAS RUAS. NÃO SO APOLOGIA AO TRAFICO DE DROGAS.TEMOS QUE SABER DESTINGUI QUEM FAZ E QUEM NÃO FAZ, APOLOGIAS AO MAL.NO PALCO TEMOS MC'S, BONDES, DJ'S, QUE REPRESENTAM O VERDADEIRO SOM DO FUNK. BAILES SEM BRIGAS, CONFUZÕES SOMENTE DIVERÇÃO.O MEU AMIGO DJ ALPISTE, É UM DOS DJ'S QUE ESTOU FALANDO, UM DOS QUE FAZ UM FUNK DO BEM, SEM ISTIGAR A BRIGA, OS ANTIGOS "BAILES DE CORREDOR". ELE É DOS MELHORES DJ'S.EU COMO A PLATEIA DESSE FUNK DO BEM, PARABENIZO ELE COM ESSE FUNK QUE ELE FAZ, QUE SO INSTIGA A VONTADE DE QUERER DANÇA MAS, PARA QUANDO SAIMOS DE UM BAILE FUNK, RAPIDAMENTE QUERENDO IR PARA OUTRO.PARABÉNS DJ ALPISTE PELO O SEU FUNK, E TODOS OS DJ'S QUE USAM O FUNK COMO DIVERÇÃO...SOU KASSINHO, DIRETOR DO SITE WWW.CURTINDOFESTAS.COM
28 de Julho de 2008 12:03
Juliana disse...
Adorei a matéria, muito boa mesmo...Alpiste , meu irmão, tu manda muito bemmmmm, te amo sempre!!!
28 de Julho de 2008 12:25
RESPOSTA:
GOSTARÍAMOS DE AGRADECER A TODOS OS COMENTÁRIOS RECEBIDOS E AGRADECER TAMBÉM A COLABORAÇÃO DE TODOS DURANTE A REALIZAÇÃO DESSE TRABALHO.
APROVEITAMOS PARA ESCLARECER QUE A MATÉRIA EM SI SAIRÁ NO PRÓXIMO NÚMERO DO JORNAL UNITERÓI, NA PÁGINA DA COMUNIDADE E QUE DURANTE ESSA SEMANA AINDA POSTAREMOS MUITAS FOTOS DO EVENTO AQUI.
ABRAÇÃO PESSOAL
E ATÉ AMANHÃ.
FSB/LHPC
"VOU APRESENTAR A VOCÊS O FUNK DO BEM."
(ALPISTE DJ FUNK)
"O FUNK NÃO TEM NADA A VER COM DROGAS E PROSTITUIÇÃO, TEMOS QUE MUDAR ESSA IMAGEM ERRADA QUE AS PESSOAS TEM. MUITA GENTE FAZ UM SOM LEGAL AÍ."
(ALPISTE DJ FUNK)