domingo, 16 de agosto de 2009
AGRADECEMOS
GOSTARÍAMOS DE AGRADECER A TODAS AS LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS PRESENTES NO EVENTO DE HOJE, REALIZADO NO BAR COBRELOA, NO CENTRO DE NITERÓI, NO INTUITO DE FORTELECER E DIVULGAR NOSSO IMPRESSO.
VALEU RAPAZIADA.
AGRADECEMOS O EMPENHO.
EQUIPE COMUNIDADE
sábado, 15 de agosto de 2009
NA PISTA
.
Texto: Fabio da Silva Barbosa
Fotos: Antonio Sérgio Alves Barbosa
.
Irreverente e cativante, o artesão Andres Alfonso Salgado Cervante, conhecido como Animal, já virou ícone da cidade de Cabo Frio. O Chileno de 50 anos, está há 23 na cidade, e passa os dias a vender brincos e pulseiras. Normalmente circula pela Praia do Forte e redondezas. Mesmo não tendo acesso a internet, conta, orgulhoso, que existem várias comunidades e vídeos registrando seus momentos. Quando tomado por inspiração, declama belas poesias e conta passagens interessantes de sua vida. Sem dúvida, uma belíssima figura, com um grande coração e espírito livre.
.
" Minha casa é de semente de pedra, mas cruzando a rua de asfalto chego ao meu quintal.
Onde plantei muita semente. Mas, por causa da maresia e areia salgada, as sementes não cresceram. Mas na época em que somos visitados, nosso quintal floresce com bela flor que ilumina meu quintal. Teremos os pinhos, que tem nas flores nosso paraíso total. Para ir no forte paraíso total."
"Cheguei aqui de carro, com amigos. Um dia eles foram embora."
"ANIMAAAAAAAAAAAALLLLLLLLLL"
..........................................................................................................................
Quem quiser se aprofundar mais na biografia deste fgurão leia a entrevista feita por Rodrigo Cabral. Esta é a dica. (RodrigoCabral@folhadoslagos.com.br)
.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
1ª RODA DE SAMBA DE MULHERES, SÓ PODE SER NO SAIAS NA FOLIA
Data: 30/08/09 - Hora: 13:00 - Onde: FLUMINENSE A.C. - Rua Xavier de Brito, 22- próximo Faculdade Universo
.
"Amigos, estão todos convidados para a nossa grande Roda de Samba de Mulheres, recebendo convidados. Não perca. GRUPO NEGRAS RAÍZES, SAMBA DE PRIMEIRA, CANTADO E TOCADO POR MULHERES.Vai ter um angú, a roda de saias e nossa maravilhosa bateria com a Mestre Thalita e suas meninas.ESPERO VOCÊS LÁ. CHEGUE CEDO POIS O ANGÚ PODE ACABAR.Um abraço"
RITA
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Encontro indígena em São Paulo
outros.
http://kaimbe.blogspot.com/
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
SANEAMENTO EM MORRO DE NITERÓI SERÁ FISCALIZADO POR COMISSÃO DO PAC
terça-feira, 11 de agosto de 2009
GUARANIS CONVIDAM
O Cacique Darci Tupã e seus familiares lhes convidam para passar um dia desfrutando da cultura Guarani na Aldeia Tekoa Mboy-Ty (Camboinhas - Niterói). Será no dia 15/08, à partir das 11h. Os Guaranis irão mostrar um pouco de sua bela cultura através de suas comidas típicas, seus cantos, a dança dos guerreiros (Xondaro) e oficina de artesanato.
Abraços Fraternos,
Renata Bessa (Amiga da Aldeia Tekoa Mboy-Ty/ Membro da Comissão Indígena de Niterói - CIN - CCOB)
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
COMISSÃO FARÁ AUDIÊNCIA SOBRE AS OBRAS DO PAC NO MORRO DO PREVENTÓRIO
domingo, 9 de agosto de 2009
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Niterói promove 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra POLIO
Assim como na primeira etapa, a meta da Campanha é vacinar 95% da população que ainda não completou 5 anos, que em nosso município é composta por 27.895 habitantes, segundo o DATASUS (dados atualizados).
A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por quadro de paralisia flácida, de início súbito que acomete em geral os membros inferiores. A transmissão ocorre principalmente por contato direto pessoa a pessoa, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal-oral ou oral-oral, esta última através de gotículas ao falar, tossir ou espirrar.
Em 1989 foi registrado em nosso país o último caso de poliomielite e em 1994 o Brasil obteve o certificado internacional de erradicação. No entanto, em alguns países a doença ainda é endêmica e por isso ainda há risco de reintrodução do vírus da pólio no Brasil.
Sendo assim, para manter nosso país livre da paralisia infantil, todas as crianças, desde os recém-nascidos até os que ainda não completaram 5 anos, mesmo com a vacinação em dia, devem comparecer a um dos Postos de Vacinação com seu cartão de vacinas para receber as gotinhas contra a poliomielite. As crianças que não puderam comparecer para a vacinação na primeira etapa, devem aproveitar mais essa chance e as que participaram da primeira etapa, devem receber mais uma dose.
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
SAÚDE:
Durante o mês de agosto, nas unidades básicas, policlínicas regionais e comunitárias, e nos módulos do Programa Médico de Família uma série de atividades sobre aleitamento materno em comemoração a Semana Mundial de Amamentação. Segundo Lúcia Passeri, do Departamento de Estudos e Supervisão Metodológica (Desum), em virtude do surgimento de casos de Gripe A no município, a programação especial que seria desenvolvida nos postos, durante esta semana, foi reprogramada para acontecer durante o mês, em datas que ainda serão divulgadas.
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Atividades e exames gratuitos no dia da saúde
PROGRAMAÇÃO:
INSTITUTO VITAL BRAZIL
7h00
Projeto Gugu - grupo de ginástica com exercícios físicos moderados, que propõe a reintegração do idoso à sociedade, melhorando-o sob o aspecto físico, psíquico e social.
Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode participar.
8h00
Ginástica Laboral - com o professor Guilherme Oliveira (fisioterapeuta), para qualquer idade. A atividade dura aproximadamente meia hora e oferece exercícios leves, mas que dão resultados.
8h30
Capoeira “Vital Brazil”– apresentação de capoeira do grupo composto por colaboradores de diversas idades do instituto e moradores dos bairros próximos ao IVB.
10h00 às 16h00
Verificação de pressão arterial e glicemia – medição feita por profissionais de enfermagem e médico da UFF. Busca-se com isto fazer uma breve avaliação e encaminhar as pessoas com alguma alteração a um serviço médico próximo para uma avaliação mais completa.
Shiatsu - massagem que busca o equilíbrio energético. O atendimento dura em média 15 minutos.
Origami - a arte de dobrar papéis. O contato com essa arte abre espaço para a criatividade e desvela um mundo de opções e técnicas, que têm utilidade nos diversos campos de atuação.
Florais de Bach – demonstração da terapia floral que traz o equilíbrio das emoções, buscando a consciência plena dos mundos interior e exterior.
14h00
Oficina “Conversa entre adolescentes” – debates entre adolescentes sobre violência e racismo, com estagiários do Laboratório de Proteção da Vida do Vital Brazil, no auditório do instituto.
Bate-papo sobre “Amamentação” - com o Dr. Sérgio Arino
TERMINAL RODOVIÁRIO JOÃO GOULART
9h00
Projeto Gugu - grupo de ginástica com exercícios físicos moderados, que propõe a reintegração do idoso à sociedade, melhorando-o sob o aspecto físico, psíquico e social.
Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode participar.
9h00 às 14h00
Doação de Sangue – equipe da Hemorio, com estrutura para prestar informações e receber doações.
9h00 às 17h00
Exposição Vital Brazil - exposição de animais peçonhentos vivos do Instituto Vital Brazil, com exibição de vídeo e presença de biólogos, que explicam sobre estes bichos e o que fazer em caso de acidentes.
Orientação sobre Amamentação – com a Secretaria de Saúde de Niterói.
Orientação sobre a Gripe Suína – com a Secretaria de Saúde de Niterói.
Orientação sobre Dengue – orientação sobre formas de prevenção e cuidados com a dengue, com vídeos e profissionais da UFF, que explicam as formas de transmissão e os sintomas. Há também exposição de material didático e realização de oficina para a elaboração de armadilhas para o mosquito transmissor.
10h30
Capoeira “Vital Brazil”– apresentação de capoeira do grupo composto por colaboradores de diversas idades do instituto e moradores dos bairros próximos ao IVB.
BARCAS (PRAÇAXV)
9h00 às 16h00
Exames e orientações – O Corpo de Bombeiros estará no saguão de embarque orientando à população e distribuindo cartilhas de prevenção de acidentes domésticos com crianças e idosos, e dicas de nutrição. Os Bombeiros também vão explicar a quem estiver embarcando a importância da amamentação.
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
UM POUCO DE HISTÓRIA
Introdução
Muita gente se pergunta porque o Rio de Janeiro é conhecido em seus cartões postais, belas praias e pontos turísticos. Na realidade, o que repercute com mais frequência na imprensa internacional sobre a cidade, são os morros e comunidades, vistos como impérios do crime. Essa visão poderia ser facilmente contestada, se os curiosos fossem mais a fundo nas investigações. Toda comunidade sempre tem aquele morador simpático e agradável, que te recebe sorrindo com um copinho de café na mão. Quem habita nossas comunidades? A maior parte é constituida de trabalhadores e estudantes; pessoas vivendo em condições precárias, buscando se adaptar a sociedade sob as condições que o Estado lhes oferece.
CLASSES PERIGOSAS
Falemos agora do passado. Antes de existirem os estereotipados morros do Rio, haviam os cortiços. Eram pequenas ou enormes instalações, espalhadas pelas principais ruas da cidade. Lá, habitavam algumas famílias de imigrantes europeus; ex-escravos, seus descendentes e um grande contingente de trabalhadores, identificados como "classes perigosas" ou "classes pobres". Esses termos, um tanto pejorativos, eram utilizados pelo governo da época (final do século XIX) e, se pensarmos bem, ainda existe uma herança desses termos circulando na mentalidade da sociedade em geral.
CABEÇA DE PORCO
Dentre os cortiços, o mais badalado era o Cabeça de porco, na Rua Barão de São Félix, nº154. Havia quem dissesse que o número de moradores chegou a quatro mil, em tempos áureos. No dia 26 de janeiro de 1893, se concretizou o desejo do prefeito Barata Ribeiro e empresários do ramo da construção: a demolição do Cabeça de Porco. Nesse dia, estipula-se que havia de quatrocentos a dois mil moradores no local. As pessoas foram brutalmente expulsas do cortiço e, com seus apetrechos nas costas, provavelmente passaram a noite no relento (pois a operação iniciou às seis horas da tarde). Esse episódio marca a história da urbanização carioca, como o fim dos "cortiços" e o "início" das "favelas". O prefeito Barata Ribeiro, em uma atitude contraditória a sua primeira conduta, permitiu que os moradores levassem os destroços de suas casas, para que pudessem reconstruí-las (bem longe dalí). Entretanto, há fortes indícios que grande parte das famílias expulsas subiu o morro, situado atrás do extinto cortiço, e lá se instalaram. Mais tarde, em 1897, os soldados sobreviventes do massacre de Canudos foram contemplados com pequenos lotes no dito morro. O local então passou a se chamar "Morro da Favela", atual Morro da Providência.