segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Nossa segunda matéria

COMUNIDADE CAVALÃO

Vinte e dois anos de resistência

Criada em setembro de 1985, a Associação de Moradores e Amigos do Morro do Cavalão comemora esse mês 22 anos de muita luta e conquista. “ O que nós temos, fomos buscar. Nada nos foi dado sem termos de pressionar.” Afirma o presidente Marcos Antonio da Conceição que está presente no cargo dês de sua fundação, se ausentando no período de três anos quando outro presidente, Dudu, foi escolhido para assumir o seu lugar. “Alguma coisa de bom deve ter na nossa administração para as pessoas nos pedirem para voltar.” Argumenta Marcos, satisfeito pelo reconhecimento de seu trabalho.
Ele acredita que falta interesse no estado em resolver problemas simples como o número insuficiente de garis para manter o lugar limpo, construir quadras esportivas ocupando os mais jovens com hábitos saudáveis e criar um programa que reintegrasse ex-detentos na sociedade, impedindo assim, que voltassem para o crime. Segundo ele, redutores de velocidade já foram pedidos a SUTRAN, por meio de um ofício, pois tem havido acidentes no local, “mas eles disseram que ia demorar um pouco.” Outra solicitação constante é feita a companhia telefônica, com a finalidade de organizarem os fios, mas igualmente não foram atendidos.
Além das duas bombas d’água serem insuficientes para abastecer todo o lugar, ainda existe um mistério difícil de explicar. O presidente nos informou que são dois manobreiros a controlar a água da região, um de dia, outro a noite. Quando o do dia tirou férias o fornecimento melhorou. Ao retornar as atividades o problema persistiu. Muitas vezes o próprio Presidente tem de ir abrir a água. Já houve reunião na Águas de Niterói com os Senhores Elias, Dante e Boreto, diretores de operação, na tentativa de solucionar o problema. Até agora nada mudou.
Convidados a conhecer as localidades menos favorecidas, o vice-presidente Geraldo Santana nos alertou: “O cavalão é um só, mas é muito dividido. Há lugares como Biquinha e Travessa Maria Custódia que joga seu esgoto na mata atrás dos prédios. A travessa Monteiro e Elza Bitencurt ainda não tem luz. A ribanceira é o lugar mais castigado daqui.” E foi para lá que fomos! Pedras caindo, escadas precárias, tubulações de esgoto quebradas, emaranhados de fios, valas entupidas de lixo e mato, encanamento de água atravessando a escada, mesmo as obras realizadas pelo governo Jorge Roberto Silveira estão se deteriorando por falta de manutenção. Moradores como Luiz Cláudio Cacau e Sandra Regina concordam que as valas de escoamento não tem o tratamento adequado provocando vários transtornos a quem vive em volta e que o problema da falta d’água é constante.
Mesmo com todos os problemas, as vitórias não são poucas. Em 86 a luz chegou com o projeto luz na escuridão. Dois anos depois nascia a Escola de Samba Mocidade Independente de Icaraí, motivo de orgulho para o lugar. Já em 92 começou a implantação do médico de família, completando também esse mês 15 anos de história. Em matéria de esporte, mesmo sem nenhum tipo de patrocínio, vários nomes se destacam, entre eles o time de futebol feminino, que se reúne pelo menos uma vez por semana para treinar.
Constantemente são recebidas visitas ilustres, como a do ministro da Noruega, que veio ano passado conhecer o local anteriormente considerado área de risco e conseguiu se tornar pacífico, mantendo um bom relacionamento com a polícia. Esta faz rondas freqüentes no lugar, e trabalha com a filosofia do policiamento comunitário. No batalhão que se localiza em frente a associação na Alameda Paris, existe uma sala de informática e um posto odontológico. Também está sendo construído nele uma cede do Viva Rio, onde se concentrarão vários projetos em beneficio dos moradores, além de um palco para shows. A inauguração será no dia 12 de Outubro em comemoração ao Dia das Crianças.

Projetos sociais

Projetos Sociais e Ong’s atuam nas mais diversas áreas.

- Associação Geração Capoeira: O mestre Miquinho oferece aulas gratuitas de capoeira para crianças e jovens do cavalão, toda quarta às 19:00 e sábado às 16:00, na sede da Associação. O Telefone para contato é 2611-5755/9587-9124
- Projeto Resgate: Pretende ajudar jovens que vivem em situação de risco dentro de comunidades e fornecer oportunidades de aceleração escolar, integração em outros projetos socias, atividades, cursos e especializações, para sua inserção social.Inscrições às quartas-feiras, de 14h às 18h, no Centro Evangelístico Internacional - Rua Lemos Cunha, nº 577 – Icaraí, Niterói – Informações pelo telefone 2555-3750 R. 3236 ou 3338/8157-0870 ( Leila )

- ONG Gente Brasil: Possui vários projetos, como as aulas de balé com turmas de diversas idades, o coral, a ginástica rítmica, o xadrez e a sala de leitura. A responsável pela ONG é a Gabi e atende pelos telefones 8136-4520/ 3399-4967 - G.R.E.S – Mocidade Independente de Icaraí: Se situa na Rua Lemos Cunha nº 609 na entrada do lado direito do túnel, contando com Geraldo Santana na presidência eMauro Ferreiras na vice-presidência.
- Projeto Ana e Maria: Auxílio à gestantes adolescentes. As terças e sextas-feiras das 14:00 até 18:00 e aos sábados de 9:00 as 13:00. O projeto acontece ns sede da Associação de Moradores e o telefone para contato é2555-3750 R. 3338 ( Cibele ).
- Tele-Centro: Funciona em uma sala da associação de moradores diariamente das 9:00 às 17:00, com acesso a internet, oficinas e cursos de informática básica, que duram em média de 2 a 3 meses. Duas monitoras estão sempre presentes, para orientar os usuários. Telefone 2719-2908 ( Prefeitura de Niterói ). Coordenador Fabio Montenegro.- Tele Sala 2006: Aulas de 5ª a 8ª série utilizando módulos. De segunda à sextas-feira de 18h às 22h no batalhão do GPA. A Coordenação fica a cargo da ONG Viva Rio e CES ( Centro de Estudo Social) e o certificado é emitido pelo Governo do Estado.
- Creches: Existem duas creches. A mais antiga é das irmãs de caridade do grupo São Vicente de Paulo, chamada Jorge Chevalie filho e a mais recente é um convênio da associação com a prefeitura e se chama Creche Comunitária Irmã Catarina em homenagem ao trabalho dessa irmã desempenhado na antiga creche que funciona até os dias de hoje. Elas funcionam horário integral de 08:00 às 17:00.
- Associação de Moradores e Amigos do Morro do Cavalão Alameda Paris, nº 250 São Francisco – Niterói-Presidente - Marcos Antônio Vice-Presidente – Geraldo Santana

Nenhum comentário: