terça-feira, 25 de março de 2008

Gostaríamos de Apresentar:

Cleber Araujo
Amigo, colaborador, irmão de copo e correspondente,
nascido e criado na Rocinha, Rio de Janeiro.
Mais um guerreiro se unindo nessa luta.


Lula na Rocinha
Por: Cleber Araujo

A comunidade da Rocinha Recebeu na Sexta-Feira(07/03/08) a visita ilustre do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para inauguração do Programa de Aceleração de Crescimento(PAC). O evento politico teve inicio às 14h30min na garagem da curva do S com cerca de 400 moradores que prestigiaram a primeira visita de um Presidente da República a comunidade.
Durante o discurso Lula demonstrou preocupação com a saúde na Rocinha, e foi muito aplaudido ao anunciar a construção de um hospital comunitário a fim de melhor atender os moradores. _ "Nós estamos aqui no palanque, e na próxima vez que eu vier aqui a gente não vai poder estar aqui neste palanque, por que aqui vai ser o hospital da Rocinha, será aqui, exatamente neste lugar. E por que ter um hospital aqui? Porque nós sabemos que aqui nesta região tem muita gente que fica doente e é difícil ir para o hospital Miguel Couto, sobretudo pessoas que, por conta das ruas estreitas, da umidade e da falta de ventilação, têm facilidade de pegar tuberculose. Nós precisamos fazer uma intervenção abrupta, para que a gente possa evitar que essas pessoas continuem pegando tuberculose."
O Presidente também destacou a construção de novas ruas e moradias que ajudarão a reduzir o número de pessoas com tuberculose e doença no morro , que tem como principal causa, moradias inadequadas para habitação: casas umidas, sem ventilaçao e sem acesso a luz solar.
A violência policial, que custa a vida de muitos inocentes, também recebeu atenção especial. _ "O que não pode é a polícia não ser educada para que ela comece a entra na favela respeitando as pessoas, não pode entrar batendo em todo mundo, se não nós partimos do pressuposto que todo mundo é bandido até que se prove o contrário, na verdae, todo mundo é inocente até que se prove o contrário." Lula propôs um acordo com o Governador Ségio Cabral e o Ministro da Justiça para ofercer bolsas de estudos a policiais, com o propósito de, no futuro, ter uma polícia formada e educada.
Entre todas as mudanças prevista na Rocinha, Lula priorizou em seu discurso os direitos a cidadania; educação, saúde, segurança e moradia.
Quem participou do encontro histórico com o Presidente da República, ficou satisfeito com as propostas do projeto. A presença de Lula na Rocinha aumentou a credibilidade do PAC e deixou o morador otimista em relação as obras que irão acontecer.

Menina Agatha é lembrada na visita de Lula

Antes de iniciar o discurso de boas vindas ao Presidente Lula, Claudinho, Presidente da Associação de Moradores da Rocinha, pediu 1 minuto de silêncio em memória da menina Agatha, morta durante uma operação policial realizada no dia 15 de Fevereiro. Pais e parentes de Agatha estavam presentes no evento de inauguração do PAC, vestindo blusas com a foto da menina.
Durante o minuto de silêncio, Lula, Sérgio Cabral e as outras autoridades governamentais se puseram de pé em sinal de respeito à vitima.
Em seguida, nas palavras de Claudinho, a comunidade acolheu o Presidente saudando como "Lula nosso irmão". Claudinho falou do orgulho da comunidade de ter um Presidente da República de origem pobre, trabalhador e nordestino como a maioria dos moradores da Rocinha.
Em seu discurso o representante da comunidade dividiu a história da Rocinha em duas partes; antes e depois da visita de Lula, demonstrando acreditar nas promessas de melhorias do projeto PAC.

Nenhum comentário: