quarta-feira, 21 de maio de 2008

A EVOLUÇÃO DA ESCRAVIDÃO

POR: ALEXANDRE MENDES


Analisando o regime escravista em épocas e lugares diferentes,chegaremos a conclusão de que não há um modelo universal para a aplicação deste.Na Grécia Homérica,enquanto alguns escravos não eram dignos da menor confiança,outros possuiam terras doadas pelo seus donos,constituiam família e até adquiriam seus próprios escravos.Ser escravo na Grécia,ainda era melhor do que não participar de nenhuma família(Oikos),ser livre sem uma família(teta)era a pior posição social.

Em roma,os escravos ocupavam diversos cargos dentro das famílias:os rurais viviam em piores condições, havia os especializados em alguma função: (vinhateiros, porqueiros,etc),o Vilicus obtinha a melhor posição:administrava a terra e os demais escravos de seu senhor. No Brasil colônia,o escravo trabalhava nas plantações de forma sub-humana,uma tentativa de fuga era seguida de diversas chibatadas no tronco,ou até a mutilação como castigo.

Atualmente,o regime escravocrata é considerado extinto.Porém reflita:

*Você é livre para ir onde quiser amanhã?

*O que acontece se você ficar desempregado?

*Você já engoliu algum sapo do seu patrão, para não perder o emprego?

*O que acontece com você se não pagar todas as suas dívidas e impostos?

*E se você agredir verbalmente uma autoridade?

*E se ela te agredir verbalmente?

*O que acontece se você parar de votar?

Essas e outras questões nos mostram como estamos presos a uma teia social* ,na qual um conjunto de leis,regras e costumes impostos pelo Estado e Elite, nos prende ao regime capitalista de forma covarde. Portanto a escravidão não acabou, ela apenas foi adaptada para o modo de podução capitalista atual.

*Max weber



RESPOSTA ao comentário de Ricardo das Candogas relativo ao meu primeiro texto no blog ("Desmascarando"):

Ricardao das Candongas disse...
Após esta explanação satisfatória, traçando uma perspectiva do cenário do trabalho mundial, qual a possível solução a longo prazo ? Possívelmente a curto prazo, não há com certeza uma solução possível...Como redefinir os paradigmas da sociedade capitalista mundial atual _sem que para isso, seja necessário pegar em armas_ para que haja realmente uma mudança no padrão de vida e de escolhas das pessoas e famílias no mundo ?hein hein hein !?!?!?

Meu caro Ricardo das candongas:

O sistema capitalista,além de utilizar a mídia contra o povo,ele também tem o poder de mutar e se adaptar com o tempo e espaço compreendido.Max weber com sua sociologia compreensiva,desanimou completamente com a facilidade de adaptação e continuísmo de que tal sistema teve após a 1ª Guerra.Já karl Marx, em seu "Manifesto do Partido Comunista" nos diz: A burguesia não pode existir sem a condição de revolucionar incessantemente os instrumentos de produ ção,portanto,as relações de produção e,com isso,todas as relações sociais.

-Após o Golpe de 64,uma parcela da juventude intelectualizada ,inspirada na Revolução Cubana e etc, buscou derrubar o poder através das armas. O governo (através da mídia) reagiu,colocando-os como terroristas. Consequentemente o Movimento Revolucionário ficou isolado, não tendo a participação direta do povo. Sendo assim, devemos levar em consideração a conscientização do povo.Nossa contribuição é a divulgação das idéias e críticas, buscando um espaço cada vez mais ostensivo, alcançando as massas com uma escrita simples, sem expressões complexas. Como o próprio amigo comentou, Não há solução a curto prazo, e a longo prazo será o fruto dessa integração entre povo e conscientização.

Nenhum comentário: