terça-feira, 3 de junho de 2008

CONTATOS: EVANDRO SANTOS


Artigo:O sonho não acabou

"Pois aquele garoto Que ia mudar o mundo Agora assiste a tudo Em cima do muro" Trecho da musica ideologia de cazuza que foi proferida por jovens ex petistas de São Paulo que demonstraram frustração e cansaço com a perda da ideologia partidária dos últimos anos.


Frustração? Cansaço? Tem outra música do Cazuza que eu prefiro mais. Um trecho dela diz assim: "Quem vem com tudo não cansa". A frustração é um sentimento produzido ideologicamente pelos arquitetos do status quo. Convém àqueles que pretendem manter as coisas como estão. Interessa a quem está no poder que nós acreditemos que a política é suja, e que não devemos dela participar, porque assim os mesmos de sempre continuam participando e "dando as cartas".


É claro que a política está errada. Mais um motivo pelo qual devemos participar, e não "assistir em cima do muro". É preciso mudar a política. E para isso é necessário muita mobilização. Deixemos o cansaço para outros tempos. Agora é o momento de avançar nas mudanças.


Nós no dever de cidadãos temos que estar à frente nas questões políticas, que nos envolvem direta e indiretamente, porque é isso que muitos deles querem, que deixemos de participar, reivindicar e protestar. Ao invés do imobilismo, uma atitude propositiva.
Onde é que surge a corrupção? Tudo começa no financiamento privado das campanhas, que é onde surge o caixa dois. Financiado pelo empresariado, o político fica com o "rabo preso", refém de interesses particulares. Com o fim do financiamento privado de campanha, teríamos um maior controle de gastos e um debate mais equânime, diferente do que hoje se vê por aí de montão: "muita pirotecnia e pouco conteúdo".


Não devemos pensar que cabe a nós só o dever de votar, cabe a nos também participarmos juntos das decisões, através da ampliação da idéia e da prática de Conselhos. Conselhos com a participação de amplos setores da sociedade. A população ajudando a formular diretamente políticas públicas, ajudando a fiscalizá-las. A idéia de Conselhos já está prevista na Constituição, devemos ampliá-la e torná-la cada vez mais uma realidade.


Não devemos parar, porque "nossos sonhos ainda não foram todos vendidos", e ainda não mataram o combustível que nos faz viver, a esperança. Não podemos esquecer que não existe outra forma de conseguir nossos objetivos se não politicamente, devemos ser cidadãos críticos em defesa de nossos direitos.


Esse é o ano da mudança, é um ano eleitoral, essa é grande oportunidade de darmos um basta nesses assassinos sociais, vamos dizer não a esses politiqueiros, que estão preocupados consigo mesmo, independente de partido, no entanto, partido nenhum ira mudar se nos não se unir, e lutar contra essa política suja. Não vamos mais nos vender por dentadura, remédio, dinheiro e cesta básica. A fome não dá de dois em dois anos. Nossos problemas não se resolveram com tapinha nas costas e apertos de mão.


A lamentação imóvel somente premia os alvos de nossas reclamações. Se queremos mudar as coisas, a melhor saída deve ser a participação política, consciente, coletiva.


por Evandro Santos Pinheiro, estudante, diretor de assuntos sociais da associação de moradores do canaã II, vice presidente da associação atitude jovem e menbro não "oficialmete" do partido dos trabalhadores.
blog: evandrocomunidade.zip.net
e deixe seu comentario!!!

Nenhum comentário: