domingo, 16 de agosto de 2009
AGRADECEMOS
GOSTARÍAMOS DE AGRADECER A TODAS AS LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS PRESENTES NO EVENTO DE HOJE, REALIZADO NO BAR COBRELOA, NO CENTRO DE NITERÓI, NO INTUITO DE FORTELECER E DIVULGAR NOSSO IMPRESSO.
VALEU RAPAZIADA.
AGRADECEMOS O EMPENHO.
EQUIPE COMUNIDADE
sábado, 15 de agosto de 2009
NA PISTA
.
Texto: Fabio da Silva Barbosa
Fotos: Antonio Sérgio Alves Barbosa
.
Irreverente e cativante, o artesão Andres Alfonso Salgado Cervante, conhecido como Animal, já virou ícone da cidade de Cabo Frio. O Chileno de 50 anos, está há 23 na cidade, e passa os dias a vender brincos e pulseiras. Normalmente circula pela Praia do Forte e redondezas. Mesmo não tendo acesso a internet, conta, orgulhoso, que existem várias comunidades e vídeos registrando seus momentos. Quando tomado por inspiração, declama belas poesias e conta passagens interessantes de sua vida. Sem dúvida, uma belíssima figura, com um grande coração e espírito livre.
.
" Minha casa é de semente de pedra, mas cruzando a rua de asfalto chego ao meu quintal.
Onde plantei muita semente. Mas, por causa da maresia e areia salgada, as sementes não cresceram. Mas na época em que somos visitados, nosso quintal floresce com bela flor que ilumina meu quintal. Teremos os pinhos, que tem nas flores nosso paraíso total. Para ir no forte paraíso total."
"Cheguei aqui de carro, com amigos. Um dia eles foram embora."
"ANIMAAAAAAAAAAAALLLLLLLLLL"
..........................................................................................................................
Quem quiser se aprofundar mais na biografia deste fgurão leia a entrevista feita por Rodrigo Cabral. Esta é a dica. (RodrigoCabral@folhadoslagos.com.br)
.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
1ª RODA DE SAMBA DE MULHERES, SÓ PODE SER NO SAIAS NA FOLIA
Data: 30/08/09 - Hora: 13:00 - Onde: FLUMINENSE A.C. - Rua Xavier de Brito, 22- próximo Faculdade Universo
.
"Amigos, estão todos convidados para a nossa grande Roda de Samba de Mulheres, recebendo convidados. Não perca. GRUPO NEGRAS RAÍZES, SAMBA DE PRIMEIRA, CANTADO E TOCADO POR MULHERES.Vai ter um angú, a roda de saias e nossa maravilhosa bateria com a Mestre Thalita e suas meninas.ESPERO VOCÊS LÁ. CHEGUE CEDO POIS O ANGÚ PODE ACABAR.Um abraço"
RITA
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Encontro indígena em São Paulo
outros.
http://kaimbe.blogspot.com/
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
SANEAMENTO EM MORRO DE NITERÓI SERÁ FISCALIZADO POR COMISSÃO DO PAC
terça-feira, 11 de agosto de 2009
GUARANIS CONVIDAM
O Cacique Darci Tupã e seus familiares lhes convidam para passar um dia desfrutando da cultura Guarani na Aldeia Tekoa Mboy-Ty (Camboinhas - Niterói). Será no dia 15/08, à partir das 11h. Os Guaranis irão mostrar um pouco de sua bela cultura através de suas comidas típicas, seus cantos, a dança dos guerreiros (Xondaro) e oficina de artesanato.
Abraços Fraternos,
Renata Bessa (Amiga da Aldeia Tekoa Mboy-Ty/ Membro da Comissão Indígena de Niterói - CIN - CCOB)
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
COMISSÃO FARÁ AUDIÊNCIA SOBRE AS OBRAS DO PAC NO MORRO DO PREVENTÓRIO
domingo, 9 de agosto de 2009
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Niterói promove 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra POLIO
Assim como na primeira etapa, a meta da Campanha é vacinar 95% da população que ainda não completou 5 anos, que em nosso município é composta por 27.895 habitantes, segundo o DATASUS (dados atualizados).
A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por quadro de paralisia flácida, de início súbito que acomete em geral os membros inferiores. A transmissão ocorre principalmente por contato direto pessoa a pessoa, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal-oral ou oral-oral, esta última através de gotículas ao falar, tossir ou espirrar.
Em 1989 foi registrado em nosso país o último caso de poliomielite e em 1994 o Brasil obteve o certificado internacional de erradicação. No entanto, em alguns países a doença ainda é endêmica e por isso ainda há risco de reintrodução do vírus da pólio no Brasil.
Sendo assim, para manter nosso país livre da paralisia infantil, todas as crianças, desde os recém-nascidos até os que ainda não completaram 5 anos, mesmo com a vacinação em dia, devem comparecer a um dos Postos de Vacinação com seu cartão de vacinas para receber as gotinhas contra a poliomielite. As crianças que não puderam comparecer para a vacinação na primeira etapa, devem aproveitar mais essa chance e as que participaram da primeira etapa, devem receber mais uma dose.
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
SAÚDE:
Durante o mês de agosto, nas unidades básicas, policlínicas regionais e comunitárias, e nos módulos do Programa Médico de Família uma série de atividades sobre aleitamento materno em comemoração a Semana Mundial de Amamentação. Segundo Lúcia Passeri, do Departamento de Estudos e Supervisão Metodológica (Desum), em virtude do surgimento de casos de Gripe A no município, a programação especial que seria desenvolvida nos postos, durante esta semana, foi reprogramada para acontecer durante o mês, em datas que ainda serão divulgadas.
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Atividades e exames gratuitos no dia da saúde
PROGRAMAÇÃO:
INSTITUTO VITAL BRAZIL
7h00
Projeto Gugu - grupo de ginástica com exercícios físicos moderados, que propõe a reintegração do idoso à sociedade, melhorando-o sob o aspecto físico, psíquico e social.
Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode participar.
8h00
Ginástica Laboral - com o professor Guilherme Oliveira (fisioterapeuta), para qualquer idade. A atividade dura aproximadamente meia hora e oferece exercícios leves, mas que dão resultados.
8h30
Capoeira “Vital Brazil”– apresentação de capoeira do grupo composto por colaboradores de diversas idades do instituto e moradores dos bairros próximos ao IVB.
10h00 às 16h00
Verificação de pressão arterial e glicemia – medição feita por profissionais de enfermagem e médico da UFF. Busca-se com isto fazer uma breve avaliação e encaminhar as pessoas com alguma alteração a um serviço médico próximo para uma avaliação mais completa.
Shiatsu - massagem que busca o equilíbrio energético. O atendimento dura em média 15 minutos.
Origami - a arte de dobrar papéis. O contato com essa arte abre espaço para a criatividade e desvela um mundo de opções e técnicas, que têm utilidade nos diversos campos de atuação.
Florais de Bach – demonstração da terapia floral que traz o equilíbrio das emoções, buscando a consciência plena dos mundos interior e exterior.
14h00
Oficina “Conversa entre adolescentes” – debates entre adolescentes sobre violência e racismo, com estagiários do Laboratório de Proteção da Vida do Vital Brazil, no auditório do instituto.
Bate-papo sobre “Amamentação” - com o Dr. Sérgio Arino
TERMINAL RODOVIÁRIO JOÃO GOULART
9h00
Projeto Gugu - grupo de ginástica com exercícios físicos moderados, que propõe a reintegração do idoso à sociedade, melhorando-o sob o aspecto físico, psíquico e social.
Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode participar.
9h00 às 14h00
Doação de Sangue – equipe da Hemorio, com estrutura para prestar informações e receber doações.
9h00 às 17h00
Exposição Vital Brazil - exposição de animais peçonhentos vivos do Instituto Vital Brazil, com exibição de vídeo e presença de biólogos, que explicam sobre estes bichos e o que fazer em caso de acidentes.
Orientação sobre Amamentação – com a Secretaria de Saúde de Niterói.
Orientação sobre a Gripe Suína – com a Secretaria de Saúde de Niterói.
Orientação sobre Dengue – orientação sobre formas de prevenção e cuidados com a dengue, com vídeos e profissionais da UFF, que explicam as formas de transmissão e os sintomas. Há também exposição de material didático e realização de oficina para a elaboração de armadilhas para o mosquito transmissor.
10h30
Capoeira “Vital Brazil”– apresentação de capoeira do grupo composto por colaboradores de diversas idades do instituto e moradores dos bairros próximos ao IVB.
BARCAS (PRAÇAXV)
9h00 às 16h00
Exames e orientações – O Corpo de Bombeiros estará no saguão de embarque orientando à população e distribuindo cartilhas de prevenção de acidentes domésticos com crianças e idosos, e dicas de nutrição. Os Bombeiros também vão explicar a quem estiver embarcando a importância da amamentação.
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
UM POUCO DE HISTÓRIA
Introdução
Muita gente se pergunta porque o Rio de Janeiro é conhecido em seus cartões postais, belas praias e pontos turísticos. Na realidade, o que repercute com mais frequência na imprensa internacional sobre a cidade, são os morros e comunidades, vistos como impérios do crime. Essa visão poderia ser facilmente contestada, se os curiosos fossem mais a fundo nas investigações. Toda comunidade sempre tem aquele morador simpático e agradável, que te recebe sorrindo com um copinho de café na mão. Quem habita nossas comunidades? A maior parte é constituida de trabalhadores e estudantes; pessoas vivendo em condições precárias, buscando se adaptar a sociedade sob as condições que o Estado lhes oferece.
CLASSES PERIGOSAS
Falemos agora do passado. Antes de existirem os estereotipados morros do Rio, haviam os cortiços. Eram pequenas ou enormes instalações, espalhadas pelas principais ruas da cidade. Lá, habitavam algumas famílias de imigrantes europeus; ex-escravos, seus descendentes e um grande contingente de trabalhadores, identificados como "classes perigosas" ou "classes pobres". Esses termos, um tanto pejorativos, eram utilizados pelo governo da época (final do século XIX) e, se pensarmos bem, ainda existe uma herança desses termos circulando na mentalidade da sociedade em geral.
CABEÇA DE PORCO
Dentre os cortiços, o mais badalado era o Cabeça de porco, na Rua Barão de São Félix, nº154. Havia quem dissesse que o número de moradores chegou a quatro mil, em tempos áureos. No dia 26 de janeiro de 1893, se concretizou o desejo do prefeito Barata Ribeiro e empresários do ramo da construção: a demolição do Cabeça de Porco. Nesse dia, estipula-se que havia de quatrocentos a dois mil moradores no local. As pessoas foram brutalmente expulsas do cortiço e, com seus apetrechos nas costas, provavelmente passaram a noite no relento (pois a operação iniciou às seis horas da tarde). Esse episódio marca a história da urbanização carioca, como o fim dos "cortiços" e o "início" das "favelas". O prefeito Barata Ribeiro, em uma atitude contraditória a sua primeira conduta, permitiu que os moradores levassem os destroços de suas casas, para que pudessem reconstruí-las (bem longe dalí). Entretanto, há fortes indícios que grande parte das famílias expulsas subiu o morro, situado atrás do extinto cortiço, e lá se instalaram. Mais tarde, em 1897, os soldados sobreviventes do massacre de Canudos foram contemplados com pequenos lotes no dito morro. O local então passou a se chamar "Morro da Favela", atual Morro da Providência.
domingo, 2 de agosto de 2009
sexta-feira, 31 de julho de 2009
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Personalidade - Ademir Rosa
Fundador do SOS Futebol Clube, foi responsável por festas e por criar o SOS Bloco Carnavalesco. Ajudou a marcar o ponto de encontro onde hoje é a pracinha.
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Índios Pataxós no Teatro de Itaboraí
Vindos de Pernambuco, os índios Pataxós, da tribo Coroa Vermelha, participam na próxima sexta-feira, 30/07, às 18h, no Teatro Municipal João Caetano, de uma palestra aberta ao público que vai discutir costumes, tradições e a cultura dos indígenas nos dias atuais.
“O objetivo da palestra é expor a cultura do povo indígena, suas diferenças culturais, arte, organização social e comportamentos e seus valores na sociedade”, comentou o diretor do Teatro, Vini Cardoso.
O Teatro João Caetano fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 305, Centro.
terça-feira, 28 de julho de 2009
Palestra e Debate no CeCAC:
resistência do povo nas favelas
com: Deley de Acari
e Gas-PA do Coletivo Hip Hop Lutarmada
Sábado, 1º de agosto, às 14:30h
Av. 13 de maio, 13 - salas 1901 e 1903 - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Centro Cultural Antonio Carlos Carvalho - CeCAC
Av. 13 de maio, 13 salas 1901 e 1903 - Centro - Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: das 14 às 18h - tel: (21) 2524-6042
segunda-feira, 27 de julho de 2009
2° ROUND
domingo, 26 de julho de 2009
Abaixo Assinado:O Sonho do Povo Tupinambá de Olivença
Preocupados com a violência e as constantes agressões, físicas, morais e culturais experimentadas pelo povo TUPINAMBÁ no sul da Bahia, consideramos que é de suma importância a urgente proteção constitucional sobre o seu território através da demarcação nos termos do Processo de nº 08620.001523/2008, em tramitação nesta FUNAI, identificado como: Terra Indígena: Tupinambá de Olivença. Família Lingüística: Tupi, localizada nos Municípios de Ilhéus, Buerarema e Uma no Estado da Bahia com Superfície: 47.376 Ha. Perímetro: 150 km. Sociedade Indígena: Tupinambá de Olivença. População: cerca de 3000 indivíduos. Identificação e Delimitação: Grupo Técnico constituído pela Portaria nº 102/PRES, de 22 de janeiro de 2004. Antropóloga Coordenadora: Susana Dores de Matos Viegas. Diante do exposto, solicitamos os bons préstimos de Vossa Senhoria para que seja dada a prioridade absoluta na tramitação dos atos destinados a homologação do referido território para que esse povo possa viver em sua terra sem males.
sexta-feira, 24 de julho de 2009
FESTA EM SP
FESTA DE 10 ANOS DO SITE BOCADA FORTE
**
SHOW COM RAEL DE RIMA
**
Discotecagem: DJ Marco DJ Kefing DJ F-Zero DJ Cortecertu DJ Nando
Preço único: R$ 10,00 - Nome na lista R$ 15,00 - Sem nome na lista
**** Mulher VIP até 0:00h ****
Nome na lista: http://br.mc455.mail.yahoo.com/mc/compose?to=lista@bocadaforte.com.br
Informações: 11-2574 1444 11-8192 6297
Local: Tapas Club
Endereço: Rua Augusta N°1246 - São Paulo, SP
quinta-feira, 23 de julho de 2009
ONDE CIRCULA NOSSO IMPRESSO
A cada número, novas comunidades estarão fazendo parte desta listagem. Coloque sua comunidade neste circuito e receba nosso jornal em sua associação.
- Alarico de Souza
.
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Liberadas construções às margens da Lagoa de Itaipu
terça-feira, 21 de julho de 2009
PREFEITURA VAI IMPLANTAR PROJETO DE PISCICULTURA EM ITABORAÍ
A apresentação será realizado pela médica veterinária da Agricultura, Renata Brandão que explicou que os tanque-redes foram escolhidos por mostrarem um resultado expressivo em curto espaço da tempo e Itaboraí é um município com um elevado número de famílias carentes em sua área rural. O Projeto beneficiará famílias carentes com insumos para uma criação intensiva de tilápia, gerando todo um suporte para o início do cultivo até a sua primeira comercialização.
A estimativa da Prefeitura é implantar programas auto-sustentáveis em comunidades carentes da área rural de Itaboraí, onde as famílias envolvidas receberão todo o suporte para iniciar uma produção economicamente rentável, tendo uma melhoria na saúde com a alta qualidade do alimento peixe e acompanhamento clínico, nutricional e sanitário.
Os tanques-rede são estruturas retangulares que flutuam na água e confinam peixes em seu interior. Esse equipamento é constituído basicamente por flutuadores (galões, bombonas, bambu, isopor, canos de PVC, etc.) que sustentam submersos na água redes de náilon, plásticos perfurados, arames galvanizados revestidos com PVC ou ainda telas rígidas.
Após a palestra, os agricultores interessados no projeto serão cadastrados e vão passar por um processo de seleção para que possam desenvolver a atividade de maneira técnica. Ao serem escolhidos, os agricultores receberão curso de capacitação, aliado a assistência de técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, que vão garantir uma melhor orientação nutricional, sanitária e tratamento clínico com apoio da Secretaria de Saúde.
O Centro Comunitário de Sambaetiba fica na Rua do Comércio, s/nº.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
domingo, 19 de julho de 2009
Plenária Municipal da Conferência de Comunicação de Niterói.
Na próxima quarta-feira, dia 22, a Comissão Organizadora Pró-Conferência de Comunicação realizará uma Plenária Municipal às 18h na sede da OAB- Niterói, Avenida Amaral Peixoto, 507, 9° andar, Centro, com o objetivo de definir a composição e organização da Conferência Municipal de Comunicação.
O evento é aberto para representantes dos conselhos municipais, Sindicatos, Universidades, Rádios e TVs comunitárias, Instituições religiosas, Associações de moradores e outros que estiverem interessados em debater sobre os princípios fundamentais para uma comunicação democrática, e propor novos rumos para a efetivação da Conferência Municipal.
A Conferência Municipal é uma das atividades da agenda preparatória da Conferência Nacional de Comunicação Social cujo tema é ‘Comunicação: meios para construção de direitos e cidadania na era digital’ e que acontecerá no período de 1 a 3 de dezembro, em Brasília, e está prevista para acontecer entre os dias 28 e 29 de agosto.
Serviço:
Plenária Municipal da Conferência de Comunicação de Niterói
Local: Sede da OAB - Niterói. Avenida Amaral Peixoto, 9° andar 507, Centro.
Horário: 18hPúblico: interessados em debater sobre os princípios fundamentais para uma comunicação democrática, e propor novos rumos para a efetivação da Conferência Municipal.
sábado, 18 de julho de 2009
Resposta ao leitor:
Zé Roberto deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Comunidade nordestina se organiza no Ministério do...":
Olá Pessoal!
Sou de Umbuzeiro,
na paraíba
e quero parabenizar a todos da comunidade.
Gostaria de tirar uma dúvida:
Vcs são de UMBUZEIRO,ou de São Sebastião do Umbuzeiro???.
Visitem:www.umbuzeiro9.blogspot.com
RESPOSTA:
Fala Zé Roberto!
Na verdade a equipe Comunidade Editoria é formada por dois jornalistas (Fabio da Silva Barbosa e Luiz Henrique Peixoto Caldas) de Niterói e alguns valorosos colaboradores.
Entre esses está o Zé Mohura e seu projeto do Ministério do Baião.
Ele sim é de Umbuzeiro.
FSB&LHPC
sexta-feira, 17 de julho de 2009
PARABÉNS @LPISTTE DJ FUNK
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Segue divulgação de evento que a Comunidade Quilombaque irá realizar no fim do mês.
No dia 25/07 vamos realizar o II Arraiá no Quilombo, na rua da nossa sede (Travessa Cambaratiba, rua sem saída paralela à estação de trem Perus).
Na grande festa teremos bandas de diversos estilos (forró, soul, mpb, reggae e muito mais), discotecagens, intervenções artísticas e barracas com comidas e bebidas típicas. Aproveite e traga os amigos para conhecer o espaço e o trabalho da Quilombaque!
Contatos:
www.quilombaque.org
comunidadequilombaque.blogspot.com
quilombaque@gmail.com
>
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Acontece no próximo sábado
O evento vem chamando atenção por ter apresentado revelações do Hip Hop Nacional como Carlus Avonts (Nubio), Flora Matos e Rincon Sapiência. Nesta edição teremos a apresentação, mais do que especial, direto do Rio de Janeiro de MV BILL, que fará um show com antigos sucessos e musicas de seu último álbum na companhia de DJ TONY e de sua irmã KMILLACDD. Esse show é o presente da QUILOMBO a todos que acreditaram, participaram e fizeram acontecer a festa.
Os DJs serão MF, Kefing e Dj King, que apresentará novidades da cena produzidas pelo o mesmo. Ainda teremos um pocket show dos artistas
do selo CROWN RECORDS Carlus Avonts e Rincon Sapiência.
Aguardem muitas NOVIDADES para este ano!
Confiram as fotos dos eventos anteriores no Orkut, perfil Quilombo Hip Hop.
Informações: 11 7892 0249 / Nextel ID 9*14295 (Guilherme "Mandela")
contato.quilombohiphop@gmail / Guilherme@djking.com.br
HOMENAGEM AO COMUNIDADE EDITORIA NO ORKUT
terça-feira, 14 de julho de 2009
Aberto, qualquer pessoa pode ver e participar
19/07/09
hora:
15:00
onde:
AUTOMOVELCLUB 66
Arraiá da Comunidade do Eucalipto
Nesta quarta-feira (15/07), das 13 às 16 horas, a Policlínica Regional Guilherme March, da Secretaria Municipal de Saúde, no Fonseca, irá promover na quadra poliesportiva da comunidade do Eucalipto, sua tradicional Festa Julina. Grupos de idosos, psicoterapia, terapia ocupacional e saúde da mulher, além de profissionais de saúde e moradores locais participarão do evento. O “arraiá” está localizado nos fundos da unidade, à Rua Desembargador Lima Castro 228, Fonseca. Mais informações pelo tel.: (21) 2626-4170. Anarriê!
.
segunda-feira, 13 de julho de 2009
domingo, 12 de julho de 2009
PROJETO HIP HOP EM SAMPA
sábado, 11 de julho de 2009
sexta-feira, 10 de julho de 2009
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Festa: 10 anos de Bocada Forte
Data/Horário: 25/07/2009 22:30
Informações do Evento: Os 100 primeiros pagantes ganharão um cd com 2 faixas do RAEL DA RIMA!
Discotecagem: - DJ Marco - (Céu – Sintonia) - DJ Kefing - (Lua)
www.myspace.com/djkefing Show: - Rael da Rima - (Pentágono, Time do Loko) www.myspace.com/raeldarima
Preço único: R$ 10,00
Nome na lista R$ 15,00
- Sem nome na lista Informações: 11-2574 1444 11-8192 6297
Nome na lista: lista@bocadaforte.com.br
Local: Tapas Club
Endereço: Rua Augusta N°1246
Cidade/Estado: São Paulo/ SP
Informações do Local: Centro da cidade de São Paulo
.
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Sarau CONECTE!
09 de julho - das 19:30 às 23h
Bar Estilo da Lapa - Av Mem de Sá, 127 - Entrada Franca
.
***CONECTANDO***
Lena Ferreira - Poesia
Luiz Otávio Oliani - Lançando "Espiral"
Sheyla de Castilho - FotopoemasPoéticos e Performáticos
Elllas e os Monstros - "Faz cinco bocas que não te beijo"
Bettina calmon - Voz e violão
Ciranda Poética - Artistas presentes
.
Para mais detalhes, procure no orkut ou google por: NOVOS UIVOS
.
terça-feira, 7 de julho de 2009
mAIS UMA NOTÍCIA ENVIADA POR NOSSA REPORTER COLABORADORA RENATA MACHADO
Dia 11 de julho de 2009 (sábado)Horário: 10h às 12h30
Local: Sede da Associação de Pescadores de Zacarias - Barra de Maricá - Maricá – RJProfessores-pesquisadores da restinga de Maricá membros da UFF, UERJ, UFRJ e UFRRJ (Rural) farão o segundo encontro deste ano para discutirem a crítica situação da área.A restinga de Maricá é um dos ecossistemas mais pesquisados do país por membros de inúmeras universidades renomadas. São mais de 300 trabalhos científicos entre teses, dissertações e artigos em revistas e congressos nacionais e internacionais. As áreas de pesquisa são botânica, zoologia, geologia, geomorfologia costeira, limnologia, geografia, antropologia, urbanismo e história. Além dos trabalhos de longa data, como do Museu Nacional da UFRJ, e da Zoologia da UFRJ, a área natural é referência nos estudos de restinga no Brasil, pois várias espécies de fauna e flora foram ali descobertas. Atualmente permanece como uma fronteira para novas pesquisas em diferentes campos do conhecimento como arqueologia, zoologia (com mais de 40 espécies novas descobertas, uma neste ano) e geologia-geomorfologia pelo Laboratório de Geologia Marinha da UFF (LAGEMAR).Em virtude deste patrimônio ambiental, antropológico, histórico, pré-histórico e científico correr o risco de degradação e extinção por possíveis mega projetos imobiliário-turísticos transnacionais, a comunidade científica fluminense se mobiliza pela preservação da restinga e dos pescadores da região.
Participe do “Movimento Pró-Restinga” pela criação do Parque Natural Municipal da Restinga de MaricáAbaixo-assinado pela criação do Parque da Restinga de Maricá:
segunda-feira, 6 de julho de 2009
ESPORTE PARA COMUNIDADES DE ITABORAÍ
H4 - Hip-Hop Happy Hour
Na próxima terça-feira (07/07/2009), tem mais uma edição especial do H4 - Hip-Hop Happy Hour em parceria com Estúdio de tatuagem Padang Tattoo, a partir das 19h.Você é nosso convidado e ainda poderá ganhar uma tatuagem*, que será sorteada no local!Mesa de sinuca, música e exibição de vídeos no telão. Esperamos por você! Veja o vídeo do H4 com os B.boys - http://www.youtube.com/watch?v=Pt3fwOUeaL8
Assita o vídeo do Estúdio:
http://www.youtube.com/watch?v=o06eQnkQ2WY
*A tatuagem equivale a uma sessão de R$ 250,00, ou seja, uma tatuagem simples
Aguarde, na terça 14/07, exibição e venda do DVD Despacho Urbano do MV Bill!
Local: Espaço Metrópole - Avenida São Luis, 187 - 2º Piso (Galeria Metrópole)a 200 metros da estação República do metrôDia e horário - 09 de junho de 2009, das 19h às 23h
Informações - 0xx(11) 3081-2093 / 7891-6498 / ID: 9*61307
http://br.mc455.mail.yahoo.com/mc/compose?to=info@revistaelementos.com.br
Estacionamentos: na Rua da Consolação e Rua Araújo
Apoio: http://www.centralhh.com.br/
- Confira nossos produtos e promoções!
Realização: http://www.revistaelementos.com.br/
domingo, 5 de julho de 2009
DJ @LPISTTE
local:(golden house) antiga casa da piscina na engenhoca às 16 horas com varias atrações e os melhores djs de Niterói
sexta-feira, 3 de julho de 2009
MOCOTÓ E SAMBA EM NITERÓI
quinta-feira, 2 de julho de 2009
confirmada reunião - divulguem: 5ªf - 17h - na Prefeitura de Niterói - 10º andar - Secretaria de Ciência e Tecnologia
Está marcada a nossa reunião da Comissão Pró-Conferência de Comunicação de Niterói para essa quinta, dia 2 de julho, às 17h, no 10º andar da Prefeitura de Niterói, na secretaria de Ciência e Tecnologia.
Importante a presença de todos!!!
Proposta de pauta:
1) Organização estrutural e mobilização para a Audiência Pública na Câmara de Vereadores
2) Resolução política para a audiência - o que queremos que seja aprovado e encaminhado a partir dela?
3) Avaliação do ato show e próximas atividades
A Prefeitura de Niterói fica na Rua Visconde de Sepetiba, 987, perto da Av. Amaral Peixoto (avenida que fica em frente à estação das barcas), no mesmo quarteirão da Câmara de Vereadores.
Até lá!
Abraço,
Rafa
quarta-feira, 1 de julho de 2009
ITABORAÍ INAUGURA CENTRO DE ATENDIMENTO A MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA
“O Serviço desenvolvido pelo Centro fortalece a mulher dentro de uma possibilidade como cidadã, para que ela não se sinta dependente de outros auxílios e somente de seu trabalho, para não ter medo nem vergonha de fazer a denúncia”, disse a Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Itaboraí, Jussara Florinda dos Santos. Ela destacou ainda que a violência contra as mulheres é uma influência de relações de poder historicamente desiguais entre os homens e mulheres, que conduziram à dominação e à discriminação contra as mulheres pelos homens e impedem o pleno avanço das mulheres.
terça-feira, 30 de junho de 2009
NESTA SEXTA, OS "Pós-AVC" NA PAUTA
Nesta sexta, dia 03, no PGM Pulando a Cerca uma entrevista com a professora de artes da PUC-Rio, Marilene Lopes.
Dores de cabeça súbita e sem causa aparente, dificuldade de fala e dormência nos membros podem ser sintomas de um mal que ameaça o cérebro de milhões de pessoas em todo mundo e impõe, em alguns casos, restrições para o resto de suas vidas. O acidente vascular cerebral, conhecido como AVC, é um dos agravos que mais matam e causam seqüelas nos quatro cantos do planeta. O Brasil, por exemplo, está entre os 10 primeiros países com maiores índices de mortalidade. Assustador, não? Mas, e as centenas de pacientes que enfrentaram o problema, se recuperaram e voltaram a ter uma vida à beira da normalidade. É sobre uma dessas pessoas, na verdade duas, que o programa Pulando a Cerca, desta sexta, dia 03, às 10h30, vai tratar: os “pós-AVC”.
Fato inusitado é um programa de televisão não ter pauta, roteiro, tampouco censura. É como a vida, onde não se sabe o que vai acontecer. E quando o apresentador é o psiquiatra Daniel Chutorianscy, e o entrevistado é a professora de artes da PUC-Rio, Marilene Lopes, ambos “pós-avecerizados”, quem ganha com a entrevista é o público, que tem a oportunidade de assistir ao vivo a performance de duas pessoas que tinham tudo para desistir. Mas, ao contrário, resolveram driblar o pessimismo e encararam os problemas de frente e estão aí para o que der e vier...vivendo!
Com cerca de 15 livros no currículo – entre romance, contos e literatura infantil – e coordenador dos projetos "Conto com Você, Magia e Encantamento", e "A Arte de Ver Nascer", realizados respectivamente no Hospital Infantil Getulio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, e na Maternidade Municipal Alzira Reis Vieira Ferreira, em Charitas, unidades da Secretaria de Saúde de Niterói (RJ), Daniel tornou-se um inusitado apresentador de TV. Ao reassumir um programa ao vivo, após passar três meses e meio afastado recuperando-se de um AVC, que o deixou temporariamente sem fala e sem os movimentos do lado direito do corpo, ele não transformou a doença em obstáculo, mas em mais um motivo para lutar pelos seus ideais. Quase totalmente recuperado, fruto de muita persistência, Chutorinacsy comanda o “Pulando a Cerca” semanalmente com sua voz de "Cebolinha", para mais novos, ou "Hortelino Trocaletra", para quem já passou dos 50.
Com 61 anos de idade, Daniel tornou-se um defensor da Geração Saúde, adepto dos exercícios físicos regulares, e um exímio "pulador de cercas", não de forma pejorativa, mas naquele tipo de pessoa que encara a vida com outros olhos. “O meu tempo é agora. Não vejo problema algum e ter tido um AVC, é o inusitado da vida. Pular a cerca é normal. Por cima; por baixo, pelo meio, afinal pular a cerca é habitual, pois enxergamos o que tem do outro lado”. O tema e o programa têm despertado tanto a atenção de todos, que o premiado documentarista, Sílvio Tendler, pretende transportar para a telona a história de Daniel e de outros "pós-AVC".
Para os que ainda não conhecem a dinâmica do programa, que já conta com sete anos de existência, "pular a cerca" não é que se pensa habitualmente. Pelo contrário, afirma Chutorianscy, significa superação de obstáculos, onde pessoas falam para pessoas, pessoas emocionam pessoas. Não são necessários títulos (professor, doutor). O convidado, e qualquer pessoa pode se convidar, contar sua história, sempre falando no "eu", em primeira pessoa. O "Pulando a Cerca" é como a vida, não tendo nenhuma restrição quanto aos convidados, que podem ser desde o cozinheiro de um botequim ao Reitor da UFF, todos contando histórias, dramas, conquistas, de maneira bem humorada, e ao vivo, como se fosse uma sessão de psicanálise heterodoxa, e que mundão de histórias já ouvimos, com emoção, com afeto, com saudades... Então pulemos todos a cerca.
Marilene Lopes...Pulando a Cerca!
AO VIVO!!!Apresentação: psiquiatra, Daniel Chutorianscy.Nesta sexta, dia 03, das 10h30min às 11 horas, na Unitevê, o canal universitário de Niterói (17 NET).
Se você não for assinante da NET, não se preocupe, o programa também é transmitido pela internet, por meio do site da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Pulando a Cerca, uma produção coletiva da Unitevê.
Forró agita noite de sábado no Clube dos Médicos em SG
Os ingressos custam R$ 15. Antecipados saem a R$ 10 e podem ser comprados na bilheteria do próprio Clube. Rua Cidade de Lisboa, s/nº, Vista Alegre.
segunda-feira, 29 de junho de 2009
domingo, 28 de junho de 2009
ESQUENTANDO OS TAMBORINS
sábado, 27 de junho de 2009
CALDO VERDE VEGANO
data:
11/07/09
hora:
16:00
onde:
CINEMA NOSSO - RUA DO REZENDE, 80
detalhes:
VAMOS DIVULGAR!!!
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Informativo Elementos:
quinta-feira, 25 de junho de 2009
quarta-feira, 24 de junho de 2009
INFORMATIVO DO GRUPO TORTURA NUNCA MAIS
No último dia 03 de junho, o Ministro da Defesa, Sr. Nelson Jobim, convocou alguns poucos familiares de mortos e desaparecidos políticos e membros da Comissão Especial da Lei 9140/95 para uma reunião, na sede do Ministério da Defesa, em Brasília.
O objetivo desse encontro era informar aos presentes da edição da Portaria nº 567, de 29/04/2009, designando um Grupo de Trabalho com a finalidade de coordenar “as atividades necessárias para a localização , recolhimento e identificação dos corpos dos guerrilheiros e militares mortos no episódio conhecido como Guerrilha do Araguaia”
A coordenação dos trabalhos desse grupo seria entregue ao General Brandão, chefe do Serviço de Informação do Exército brasileiro, também presente à reunião, o que a nosso ver foi uma tentativa perversa de constrangimento aos familiares presentes.
A edição da referida portaria não só atropela as atribuições da Comissão Especial da Lei 9.140/95 - que tem competência legal para coordenar os trabalhos de localização e identificação dos corpos dos militantes políticos - como entrega a coordenação a um militar que, em entrevista ao jornal “O Norte de Minas”, publicada em 31 de março de 2009, declarou “(...) há exatos 44 anos o Exército brasileiro atendendo a um clamor popular foi às ruas contribuindo substancialmente e de maneira positiva, impedindo que o Brasil se tornasse um país comunista”
Não reconhecemos a legitimidade deste Grupo de Trabalho, de caráter militar, executada e comandada pela 23º Brigada de Infantaria de Selva, que teve importante papel no massacre à Guerrilha do Araguaia e foi co-responsável pelas torturas, execuções, mortes e ocultação de cadáveres dos guerrilheiros.
Entendemos que o papel das Forças Armadas nesse processo é o de fornecer as informações que estão nos seus arquivos e que já deveriam ser do conhecimento de todos os brasileiros.
É importante frisar que a formação desse malfadado grupo de trabalho, assim como as publicações de parte do arquivo considerado como pessoal do militar Sebastião Curió Rodrigues de Moura, Major Curió – um dos repressores à Guerrilha do Araguaia -, veiculadas no Jornal Estado de São Paulo, em 21 e 22/06/09, não podem ser vistas como uma coincidência. O governo brasileiro está sendo, no momento, obrigado a responder sobre as circunstâncias das mortes e desaparecimentos, como a localização dos corpos dos desaparecidos na Guerrilha do Araguaia tanto pela justiça nacional como internacional. Há, inclusive, uma representação junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA sobre o assunto.
Por tudo isto:
• Defendemos que todas as iniciativas de localização, recolhimento e identificação dos corpos dos guerrilheiros mortos e desaparecidos sejam conduzidas pela Comissão Especial, constituída e funcionando sob o escopo da Lei nº 9.140 de 1995.
• Exigimos das Forças Armadas a abertura de todos os arquivos com as informações guardadas pelos militares que sirvam de subsídios aos trabalhos dirigidos pela Comissão Especial - Lei 9.140/1995, à qual se deveria agregar equipes qualificadas de Arqueologia Forense e de suporte para todas as investigações necessárias.
• Exigimos, portanto, o fiel cumprimento de sentença exarada pela juíza Solange Salgado, em 30 de junho de 2003 que indica ao governo brasileiro abertura de todos os arquivos das Forças Armadas e a intimação dos militares envolvidos para prestarem depoimento.
Pela Vida, Pela Paz, Tortura Nunca Mais!
Rio de Janeiro, 23 de junho de 2009
Grupo Tortura Nunca Mais/RJ
terça-feira, 23 de junho de 2009
segunda-feira, 22 de junho de 2009
APOIO A COMUNIDADE INDÍGENA
domingo, 21 de junho de 2009
COMUNIDADE DE PICOS RECEBE MOSTRA DE MOÇAMBIQUE
A Associação de Moradores, Amigos, Produtores Rurais e Artesãos das comunidades de Picos e Perobas, em Itaboraí, recebeu na noite da última quinta-feira, 18 de junho, a Exposição Cultural sobre a África. O evento foi realizado pelo Grupo Cultural – UMOJAH, “Moçambique e Brasil: Um olhar sobre o outro”, em parceria com o Ministério da Cultura e teve como objetivo enriquecer o conhecimento sobre outra cultura e desta forma, promover um intercâmbio entre as culturas.
Três jovens, que passaram dois meses na África em intercâmbio cultural trouxeram todo o material da exposição.
“Estamos levando alguns objetos que trouxemos de Moçambique para várias localidades a fim de mostrar outro olhar as comunidades, que a pesar da distância, são muito semelhantes como as que convivemos durante o tempo em que estivemos viajando”, disse o músico pesquisador, Maurício Fonseca.
Toda a comunidade se comprometeu em preparar o evento que recebeu numa única noite mais de 200 pessoas, entre elas estudantes das escolas municipais. Instrumentos de música, fotografias e vídeos de Moçambique estiveram à mostra dos moradores.
“Temos uma comunidade muito carente e agradecemos muito essa oportunidade que tivemos. Tudo isso mostra as nossas crianças que outra realidade é possível, seja por meio da arte, da música ou de alguma outra, mas que é possível vencer mesmo com dificuldades”, disse a Presidente da Associação, Maria Cristina da Silva.
sexta-feira, 19 de junho de 2009
UFF APOSTA EM APOIO PARA OS MENOS FAVORECIDOS
ASSUMA UM COMPROMISSO COM O SEU PLANETA
OUSE PENSAR UM MUNDO MELHOR
A Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária da Universidade Federal Fluminense – IEES-UFF, localizada no ICHF, Campus do Gragoatá, é um Programa de Extensão Universitária.
Voltada à geração de trabalho e renda e transmissão dos conhecimentos produzidos na universidade, tem como público alvo prioritário trabalhadores desempregados ou subempregados, moradores em áreas carentes de Niterói.
Em 2009, a IEES-UFF desenvolve os seguintes projetos:
O projeto “Bonde da Troca” organiza Feiras de Troca em Niterói. Ele busca conscientizar sobre outra forma de consumo possível e promover interação entre as pessoas, através da reutilização de objetos. A idéia é que pessoas levem para as Feiras objetos em boas condições e que não lhes interessem mais. Tudo pode ser trocado: objetos, serviços, saberes. O que importa é a satisfação de uma necessidade ou o prazer de ter algo que se quer, sem gastar nenhum dinheiro. Não perca! As próximas Feiras serão dias 1 e 2 de julho de 14:00 às 18:00, sempre na Praça Leoni Ramos, praça da Cantareira. As seguintes ocorrerão toda primeira quarta e quinta de cada mês.
Outro projeto, não menos importante, é o de “Reciclagem de Óleo de Cozinha”. Além de evitar males como a contaminação dos lençóis freáticos, todo óleo arrecadado será entregue à cooperativas autogestionárias, propiciando renda para seus associados através da reciclagem e confecção de produtos de limpeza. Além de fazer alunos, professores e funcionários da UFF agentes multiplicadores, o projeto também busca parceria com os bares e quiosques dentro e fora do Campus.
Para maiores informações sobre esses e outros projetos da Incubadora:
IEES-ICHF-UFF: Tel. 2629-2892 ou iees_uff@yahoo.com.br
Parceiros atuais: Projeto Vida no Campus
Fórum de Economia Solidária de Niterói
Cooperativa Eu Quero Liberdade
quinta-feira, 18 de junho de 2009
quarta-feira, 17 de junho de 2009
terça-feira, 16 de junho de 2009
Um pouco Sobre a Ocupação Manuel Congo :
Num domingo desses, tive a oportunidade de conhecê-los. Trata-se de um agrupamento de 40 famílias que ocupou (obviamente em protesto pelo direito à moradia) um prédio que antigo do Rio de Janeiro. Mas o local agora se tornou deles de fato legalmente.
Tudo começou há uns dois anos apenas e, desde então, eles vêm conseguindo se organizar internamente de uma forma auto-gestionária bem interessante. Sempre houve assembléias uma vez por semana onde são resolvidos quaisquer desentendimentos ou pendências financeiras, ou trocas de idéias, etc.
Os afazeres são todos divididos e, perguntando a eles, nenhum me disse haver alguma sobrecarga para alguma pessoa e vantagens para outra. É incrível ver como eles conseguem se organizar e se entender naturalmente mesmo havendo gente de tantos estados diferentes e até de outros países (do México, do Haiti) com outras ideologias, de vários partidos e movimentos.
Percebe-se um único espírito neles, um só propósito, apesar das diferenças, um clima de solidariedade iminente pairando no ar... um tanto raro em outros lugares.
Mesmo em meio a alguns insucessos e desventuras, que dão uma desesperança bem realista a alguns, há a predominância de um “querer” melhorar o ambiente ali, mesmo tão ainda carente de infra-estruturas, instalações gerais.
Notei que falavam praticamente só de seus sucessos passados e do que está por vir... Algo dito por exemplo, foi o impacto que conseguiram causar com um ato em Novembro passado, contra mais uma revitalização que, simplesmente “varreu” os que habitavam na região. Muitos dos “varridos”, cerca de 30% aproximadamente, nem eram indenizados e, o mais chocante é que essas obras sejam feitas sempre com decisões de cima para baixo, isto é, só pelas autoridades, e o povo... que CÁLICE como sempre !!!
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Seja solidário!
É comum que escutemos, em diversas campanhas, frases como “seja solidário” ou “o país precisa da sua colaboração” como forma de atrair a ajuda da população para os mais necessitados. E geralmente se consegue muita ajuda para esses eventos, pois, como se diz, os brasileiros são muito solidários. No entanto, em casos mais próximos, esses mesmos brasileiros não costumam fazer nada.
Casos como as enchentes de Santa Catarina foram rapidamente acolhidos pela boa vontade do povo, com ajudas em alimentos, roupas e móveis. No entanto vale notar que se não houvesse ocorrido tão grande alarde pelas mídias mais acessadas, como a televisão e os jornais, isso acabaria por ser esquecido por todos.
Muitas vezes uma pessoa mais necessitada aborda aquele indivíduo que fez doações para os catarinenses, e este, por sua vez, o evita, ao invés de escutar o que ele tem a dizer. Além disso, moradores de rua são ignorados, pessoas atravessam a pista para evitar abordagem, entre muitos outros. Nesses momentos para onde vai a boa vontade que têm essas pessoas?
O povo brasileiro é facilmente manipulável, é como um cão treinado a fazer algo em base de palavras-chaves. Mesmo vendo que algo está acontecendo, espera imóvel até que seja dada a ordem : “SEJA SOLIDÁRIO”. No entanto, isso não pode ser considerado solidariedade, e sim indução. A população deve trabalhar melhor seus conceitos, e não ajudar apenas aqueles a quem a mídia julga necessário e válido citar.