domingo, 21 de junho de 2009

COMUNIDADE DE PICOS RECEBE MOSTRA DE MOÇAMBIQUE

FOTOS POR PRISCILA MARINS

A Associação de Moradores, Amigos, Produtores Rurais e Artesãos das comunidades de Picos e Perobas, em Itaboraí, recebeu na noite da última quinta-feira, 18 de junho, a Exposição Cultural sobre a África. O evento foi realizado pelo Grupo Cultural – UMOJAH, “Moçambique e Brasil: Um olhar sobre o outro”, em parceria com o Ministério da Cultura e teve como objetivo enriquecer o conhecimento sobre outra cultura e desta forma, promover um intercâmbio entre as culturas.
Três jovens, que passaram dois meses na África em intercâmbio cultural trouxeram todo o material da exposição.
“Estamos levando alguns objetos que trouxemos de Moçambique para várias localidades a fim de mostrar outro olhar as comunidades, que a pesar da distância, são muito semelhantes como as que convivemos durante o tempo em que estivemos viajando”, disse o músico pesquisador, Maurício Fonseca.


Toda a comunidade se comprometeu em preparar o evento que recebeu numa única noite mais de 200 pessoas, entre elas estudantes das escolas municipais. Instrumentos de música, fotografias e vídeos de Moçambique estiveram à mostra dos moradores.
“Temos uma comunidade muito carente e agradecemos muito essa oportunidade que tivemos. Tudo isso mostra as nossas crianças que outra realidade é possível, seja por meio da arte, da música ou de alguma outra, mas que é possível vencer mesmo com dificuldades”, disse a Presidente da Associação, Maria Cristina da Silva.

Nenhum comentário: