sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

ATERRO SANITÁRIO X LIXÃO

Na matéria sobre o Morro do Céu foi falado sobre o aterro sanitário existente no lugar que em muitos momentos foi visto como lixão. Mas você sabe qual a diferença entre aterro sanitário e lixão?
Retiramos a resposta do site saúde na Internet. http://www.saudenainternet.com.br/

"Segundo a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (CETESB), aterro sanitário é o processo de disposição final de resíduos sólidos, principalmente do lixo domiciliar, baseado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas. Estas normas e critérios permitem a confinação segura do lixo, em termos de controle da poluição ambiental e proteção ao meio ambiente.Ao contrário do aterro sanitário, os lixões não atendem nenhuma norma de controle. O lixo é disposto de qualquer maneira e sem nenhum tratamento, o que acaba causando inúmeros problemas ambientais. O lixo a céu aberto atrai ratos que têm a sua capacidade reprodutiva aumentada devido a disponibilidade abundante de alimentos. Esses animais são transmissores de inúmeras doenças, tais como raiva, meningite, leptospirose e peste bubônica. Outro sério problema causado pelos lixões é a contaminação do solo e do lençol freático, caso exista um no local, pela ação do chorume, líquido de cor negra característico de matéria orgânica em decomposição. Além disto, estes lugares dão acesso para as pessoas carentes que acabam contraindo várias doenças. Com total omissão social e desrespeito ao ser humano, essas pessoas buscam nos lixões um meio de sobrevivência, ou alimentando-se, ou vendendo entulhos.Se na sua cidade existe um lixão exija do governo providências imediatas para a solução do problema. Os lixões ferem as normas de Saúde Pública e poluem o meio ambiente. Lembre-se que nós contribuímos com impostos e que é nosso direito ter a nossa saúde assegurada!"
Como vimos o que existe no Morro do Céu é algo que fica entre os dois (pendendo mais para o lixão, embora seja coberto por saibro, compactado... e tudo mais que você acompanhou em nossa matéria) por isso usamos ambas as denominações.
Por falar nisso você ja respondeu nossa enquete? Afinal por que o lixo ainda recebe um tratamento tão ineficiente como vem recebendo?

Nenhum comentário: