segunda-feira, 17 de novembro de 2008

VILA IPIRANGA - parte final


Projetos Sociais

TEXTOS E FOTOS... POR... ADIVINHEM QUEM

FSB&LHPC


Além do Médico de Família, outros projetos estão indo de vento em polpa na Vila Ipiranga. Uma dessas iniciativas, que merece destaque é a Biblioteca Agnaldo Pereira de Anchieta. O bibliotecário Alencar Pereira nos contou que esse é um projeto da Prefeitura de Niterói e que já conta com cinco bibliotecas espalhadas pela cidade. Qualquer morador pode se cadastrar gratuitamente nessa biblioteca. Basta trazer um comprovante de residência, uma foto e identidade. Pode ser emprestado até três livros por vez e ficar com eles até uma semana. A biblioteca conta com o acervo, inteiramente recebido por doação, de vinte mil livros. Diariamente são recebidos jornais que eles disponibilizam por leitura. Eventos com contadoras de estória e
apresentação de dança acontecem em parceria com o Centro de Referencia de Assistencia Social (CRAS) entre outras instituições. Atualmente a biblioteca da Vila Ipiranga tem mil usuários cadastrados, sem contar os estudantes que vem para pesquisa e os leitores diários de jornal..


Evanilde, moradora a 30 anos da Vila Ipiranga nos contou que o CRAS começou em 2006 e atua com o bolsa família, zooóse, documentação entre outros caminhos. Ela trabalha no projeto e disse que atuam diretamente com a secretaria de Assistência Social. Muitas oficinas acontecem dentro do espaço. As oficinas direcionadas a juventude e aos idosos foram muito comentadas por Evanilde, que deu ênfase a oficina de Grafite, que veio dar uma cara diferente as crianças, que conheciam a atividade de pintar muro apenas como pichação. Ela explicou que o grafite deu outra perspectiva a esses jovens, mostrando algo mais artístico que simplesmente sujar as paredes. As aulas de Judo e de dança de rua também estão sendo muito procuradas.

Daniele é a responsável pelas oficinas para os jovens. "Trabalho com isso porque me faz bem. Realmente gosto dessas atividades. Me rejuvenece, mesmo não tendo muita idade. Pretendo me formar em Assistente Social."

Daniele mostra um de seus grafites favoritos. A comunidade aderiu bem a essa cultura e pode se oservar muros coloridos pelos grafites enfeitando todo o local.

Nenhum comentário: