quinta-feira, 13 de novembro de 2008

vILA iPIRANGA

(PARTE I)

TEXTO E FOTOS POR:
FABIO DA SILVA BARBOSA
E LUIZ HENRIQUE PEIXOTO CALDAS

A Vila Ipiranga, no Fonseca, possui quatro mil famílias, o que resultaria em uma média de doze mil pessoas. Ela foi agraciada no decorrer do tempo por alguns projetos sociais, mas o Presidente da Associação de Moradores Celso Paulo Pereira dos Santos, conhecido como Pastor Celso, 52, diz que a Vila é uma comunidade muito complexa e que existe um afastamento entre o Governo Municipal e Estadual e às comunidades carentes.
Um exemplo disso são pelo menos 12 pedidos relacionados a solicitação de Guardas Municipais no entorno do lugar para garantir a segurança no trânsito. Na Rua Tenente Ozório, onde se localizam escolas, médicos e vários projetos, que levam centenas de mães e crianças a circular pela localidade, já ocorreram vários atropelamentos. O trânsito caótico da Alameda São Boa Ventura está sendo desviado por causa das obras para as ruas em volta. “ Nós temos um sinal, mas muitos carros e até ônibus não respeitam. Já peguei ofício com todas as instituições que estão em volta e não resolvemos porque falta vontade política.” Lakmenta-se o Presidente.
Celso ainda diz que: “Todas as comunidades de Niterói estão passando por um problema muito sério. As necessidades são muitas por causa do abandono da prefeitura. A começar pelo saneamento básico. Água, esgoto, Luz, pavimentação, encostas... A realidade de hoje é que as coisas simplesmente não acontecem. As águas fluviais não tem um bom escoamento. Muitas casas foram feitas em cima de rios e muitos estão assoreados.”
Mas a grande pirioridade, segundo o presidente, é reaproximar a própria comunidde de sua associação. “Toda diretoria dessa Associação é atuante. Concorri pela primeira vez e venci. O problema é que se torna impossível atingir uma totalidade de pessoas satisfeitas com o trabalho da Associação. Nenhuma associação pode conseguir isso. São muitas pessoas com opiniões e necessidades diferentes. Por vezes o afastamento se dá devido a diretorias passadas, que ficam muito abaixo das expectativas. Se a gente vai a um lugar onde não é bem recebido ou que a coisa não funciona, a gente não volta. Outra questão, é que na vila Tem várias pessoas que se dizem líderes, mas são líderes partidários. Cada um puxa a brasa para sua sardinha, não permitindo que aconteça o que deveria acontecer que é a união da comunidade.”
As obras do Programa de Aceleração do crescimento (PAC) gerou uma expectativa para toda comunidade. Em qualquer parte que fossemos ouvíamos pessoas cobrando as tão prometidas melhorias e aguardando pelas vagas que serão preenchidas com a mão de obra dos moradores da própria comunidade para a execução das mesmas. Uma obra inaugural foi realizada no dia 14 de Dezembro. Mas de acordo com os moradores e a diretoria da Associação a companhia “Águas de Niterói” furou menos de 100 metros de chão e parou a obra. Mês que vem fará um ano que as obras estão paradas. O Presidente explicou que a planta utilizada pelo projeto está incompatível com o lugar. Faltam ruas e travessas no documento. Ele ainda alega que: “As casas cresceram, as famílias aumentaram e eles continuam com projeto para duas ou três pessoas. A situação tem
de ser muito bem pensada. A luz, por exemplo, tem de ser vista sabendo que estão entregando esse recurso a uma comunidade carente. O chip da Ampla apresenta problema de aumento nas contas de todo lugar que chega. Aí o cara não tem dinheiro... A Ampla vem e corta a luz porque ele não tem como pagar. Ele não vai poder ficar sem luz. Faz o gato. Aí ao invés de solucionar o problema gera vício."
Pastor Celso tem esperança de que com o fim desse ano de transição política as coisas comecem a funcionar e se recupere o tempo perdido. "A administração estadual e municipal está muito afastada da nossa realidade e abaixo de nossa expectativa. Passamos por um ano de transição política onde nada funcionou. Espero que a partir de janeiro, com a mudança de gestão, as coisas funcionem. Que as secretarias funcionem, e a gente tenha acesso e os pedidos sejam atendidos."
A parte de cultura fica cargo de Jailson Gomes dos Anjos, 41, nascido e criado na Vila Ipiranga. Ele é um colaborador direto da Associação e participa de todo movimento cultural e social da comunidade. Seu grande orgulho é ver o retorno da Escola de Samba Sabiá. Jhonatan da Costa dos Anjos, 21, filho de Jailson e neto do último presidente da escola, é o responsável por essa empreitada. A quadra da escola de samba abre seus portões aos domingos a partir das 19:00 h e a entrada é gratuita. A quadra fica na Rua Tenete Ozório n° 12.


Diretoria da Associação: Presidente - Celso Paulo Pereira dos Santos; Vice-presidente - Iara Santos; Diretor de Patrimonônio - Daniel; Diretor Financeiro - Wilton Neri; Diretor de departamento - Geraldo; Secretário - Wendel; Colaboradores Diretos: Jailson, Rogerinho, Zezinho e Marquinhos.
Endereço da Associação de Moradores: Centro Pró Melhoramento da Vila Ipiranga.
Travessa Santa Rita n° 3B

Nenhum comentário: